O clássico entre Atlético e Real Madrid, válido pela 8ª rodada do Campeonato Espanhol, está marcado para domingo (29), às 16h (Brasília). Parte da torcida mandante iniciou uma campanha nas redes sociais para ir ao jogo utilizando máscaras faciais. O intuito, infelizmente, não tem relação com a saúde. A ideia é insultar, de forma racista, o brasileiro Vini Jr.
O atacante do Real vem sofrendo, há algumas temporadas, diversos ataques de torcidas adversárias em jogos do Campeonato Espanhol. Durante um jogo da Copa do Rei em que os Blancos visitaram o rival da cidade, bonecos de Vini sendo enforcado foram pendurados em pontes. O caso ocorreu na temporada 2022/2023.
A hashtag #MetropolitanoConMascarilla foi criada para alcançar o maior número de pessoas. Milhares de comentários que acompanham a mensagem tiveram teor racista. Até o momento, a La Liga não se manifestou sobre o caso.
A equipe do Real Madrid já havia anunciado, representada por Vini, que irá se retirar de qualquer partida que tiver uma ofensa proferida a um atleta. Vale lembrar que um torcedor do Mallorca foi condenado, nesta quinta-feira (26), a um ano de prisão por casos de racismo contra o brasileiro e contra Chukwueze, do Villareal.