O Tottenham anunciou, neste sábado, a contratação de seu quarto reforço nesta janela. Trata-se do atacante Dominic Solanke. De acordo com a imprensa inglesa, a negociação junto ao Bournemouth gira em torno de 55 milhões de libras (R$ 386 milhões, na cotação atual). No entanto, a transação possui bônus e metas que podem fazer o negócio chegar na casa dos £ 65 milhões (R$ 457 milhões). Ele desbancou Tanguy Ndombele e se tornou a contratação mais cara da história do clube.
No entanto, em comunicado em seu site oficial, o clube da costa sul apenas informou que foi a venda mais cara de sua história e não divulgou os valores da negociação. Até o último sábado, a venda mais cara feita pelo Bornemouth havia sido a do zagueiro holandês Nathan Aké, que foi comprado pelo Manchester City em 2020 por cerca de 45 milhões de libras.
O centroavante de 26 anos foi um dos destaques da campanha do Bournemouth na última Premier League, quando marcou 19 gols em 38 jogos. Solanke chega ao Tottenham para ser mais uma opção no ataque, tendo em vista que a equipe jogará a Liga Europa nesta temporada. Sua velocidade e auxílio na construção das jogadas são características que fizeram o técnico grego-australiano Ange Postecoglou pedir a sua contratação.
Ele é cria da base do Chelsea, mas atuou apenas um jogo como profissional, depois disso foi emprestado ao Vitesse, da Holanda. Após isso, foi comprado pelo Liverpool, onde ficou até a temporada 2018/2019. Depois disso, em janeiro de 2019 foi vendido ao Bournemouth por 17 milhões de libras. Em seis temporadas pelos Cherries, marcou 77 gols e deu 28 assistências em 216 jogos.
O Tottenham, de Dominic Solanke, fará sua estreia na Premier League na próxima segunda (18) quando enfrentará o Leicester City na rodada de abertura da competição. O atacante pode fazer sua estreia com a camisa dos Lilywhites neste jogo.