Em duelo movimentado neste sábado (8), válido pela 30ª rodada da Premier League, o Tottenham superou o Brighton por 2 a 1 em Londres.
Na etapa inicial, Son marcou um golaço e abriu o placar, mas o Brighton conseguiu reagir e incomodou os Spurs até chegar ao gol de empate com Dunk.
Após o intervalo, os visitantes tiveram melhor desempenho e chegaram a buscar o gol da virada, anulado após intervenção do VAR. Mesmo sem uma boa atuação, os Spurs buscaram o gol da vitória graças à excelente jogada de Hojbjerg, no decisivo gol de Kane.
Com a vitória, o Tottenham segue próximo do G-4 com 53 pontos, atrás de Manchester United (56, 29 jogos), Newcastle (56, 29 jogos), Manchester City (64, 28 jogos) e Arsenal (72, 29 jogos). Aston Villa (47) e Brighton (46, 28 jogos) completam a lista do Top 7.
Golaço de Son foi o grande destaque do primeiro tempo
Sob comando do interino Cristian Stellini, o Tottenham optou por atuar sem a posse de bola para apostar nos contra-ataques em velocidade com Kulusevski e Son nas pontas e Kane atuando como centroavante. A posse de bola ficou na maior parte com o Brighton, que criou algumas chances de perigo.
A estratégia dos Spurs rapidamente foi bem sucedida com Heung-Min Son marcando um golaço histórico com apenas 10 minutos. Após receber de Perisic de fora da área pela esquerda, o coreano descolou um chute firme no ângulo esquerdo para deixar o goleiro sem chances de defesa. Son é o primeiro asiático com 100 gols na Premier League.
No entanto, a pressão do Brighton com rápidos toques na bola incomodava o adversário. Aos 18′, Mitoma chegou a marcar o gol de empate, mas o VAR invalidou após detectar que o jogador dominou a bola com o braço dentro da grande área antes da batida.
Na sequência, Lloris evitou o gol com uma excelente defesa depois que Hojbjerg perdeu a bola na grande área e deixou para Caicedo aproveitar e bater firme. Contudo, o excelente goleiro não evitou que Dunk empatasse o duelo aos 34′, em cabeçada firme na cobrança de escanteio executada por March.
Antes do intervalo, Kulusevski teve a oportunidade final do primeiro tempo ao driblar Estupinan e ficar de frente para o gol, mas o equatoriano se recuperou e evitou o gol.
Brighton reagiu, mas Tottenham contou com o poder decisivo de Harry Kane
O Brighton melhorou no retorno do intervalo e foi dominante nos primeiros dez minutos, chegando a marcar o gol da virada. March fez a jogada pela direita e Welbeck deixou Hojbjerg para trás para concluir, mas o VAR mais uma vez anulou por domínio com a mão.
A segunda anulação de gol do Brighton esquentou o clima fora das quatro linhas e os técnicos das duas equipes protagonizaram uma intensa confusão. O árbitro expulsou os italianos Cristian Stellini e Roberto De Zerbi após a discussão.
Aos 26′, mais um lance polêmico reclamado pelo Brighton, pois os jogadores afirmaram que Mitoma teria sido derrubado por Hojbjerg dentro da área. O VAR analisou, mas não marcou o pênalti.
O Tottenham definitivamente não teve uma atuação positiva no segundo tempo, mas a equipe possui jogadores decisivos prontos para reverter situações adversas. Aos 34′, o participativo Hojbjerg se recuperou com uma fantástica arrancada na direita antes de interver para Kane definir dentro da grande área, concluindo na saída de Steele.
Na reta final, o Brighton voltou a controlar mais a posse de bola em busca de um novo empate em Londres, mas os Spurs conseguiram defender bem e seguraram a vitória.
FICHA TÉCNICA
TOTTENHAM 2-1 BRIGHTON
Data: 08/04/2023, 11:00
Estádio: Tottenham Hotspur Stadium
Competição: Premier League 2022/23 – 30ª Rodada
Gols: 1T 10′ Son (TOT); 1T 34′ .LDunk (BHA); 2T 34′ H.Kane (TOT)
Substituições – TOT: A;Danjuma (D.Kulusevski); P.Sarr (O.Skipp); J.Tanganga (I.Perisic)
Substituições – BHA: E.Ferguson (D.Welbeck); A.Webster (L.Coldwill); J.Enciso (J.Veltman)
Tottenham (3-4-2-1): Hugo Lloris; Cristian Romero, Eric Dier, Clement Lenglet; Pedro Porro, Oliver Skipp, Pierre-Emile Hojbjerg; Ivan Perisic; Dejan Kulusevski, Son Heung-Min; Harry Kane. Técnico interino: Cristian Stellini
Brighton (4-2-3-1): Jason Steele; Joel Veltman, Levi Colwill, Lewis Dunk, Pervis Estupinan; Pascal Gross, Moises Caicedo; Solly March, Alexis Mac Allister, Kaoru Mitoma; Danny Welbeck.. Técnico: Roberto De Zerbi