Futebol Internacional
Tottenham vira sobre o Leicester e garante vaga na Conference League; Foxes vão para a Europa League
— Continua depois da publicidade —
O Tottenham venceu o Leicester de virada por 4 a 2 na tarde deste domingo (23) pela 38ª rodada da Premier, no King Power Stadium, em Leicester, na Inglaterra. A vitória era fundamental para os dois times, que ainda almejavam competições europeias, mas foi o Tottenham que saiu com os três pontos e a classificação para a Uefa Conference League, enquanto o Leicester perdeu a vaga na Champions e vai para a Europa League.
O Leicester abriu o placar com Vardy em cobrança de pênalti aos 16 minutos do primeiro tempo. Ainda aos 38, o Tottenham empatou com Harry Kane, que se isolou como artilheiro da Premier League.
Na segunda etapa, o Leicester voltou a marcar em novo pênalti convertido por Verdy aos cinco minutos. Mas aos 31 o Tottenham empatou com um gol contra de Schmeichel, que saiu mal após cobrança de escanteio. Gareth Bale virou o jogo para os Spurs aos 42 após boa jogada de Kane e o próprio galês aumentou a vantagem já aos 50, após vacilo da defesa dos Foxes.
Com a derrota e a vitória do Liverpool sobre o Crystal Palace, o Leicester caiu para a 5ª posição e ficou de fora da Champions, mas com a vaga na Europa League. Já a vitória do Tottenham manteve o time em 7º e deu a vaga para a nova Uefa Conference League.
+ Kane elogia De Bruyne e aumenta especulações sobre ida para o Manchester City
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
PRIMEIRO TEMPO
Os primeiros momentos do jogo foram de equilíbrio na posse de bola e nas ações ofensivas de ambos os lados, mas sem grandes oportunidades de gol.
Aos 16 minutos, Jamie Vardy invadiu a área do Tottenham e foi tocado por Alderweireld. O juiz Anthony Taylor foi chamado pelo VAR, foi ao monitor e marcou o pênalti. O próprio Vardy foi para a batida e deslocou Lloris para abrir o placar para o Leicester.
Dois minutos depois do gol, o zagueiro Wesley Fofana caiu no gramado com dores na perna e teve que ser substituído por Nampalys Mendy.
Com a necessidade de vencer, o Leicester cresceu após o gol e passou a ter maior domínio da posse da bola e ficar mais tempo no ataque.
E o time da casa esteve próximo de ampliar a vantagem. Albrighton recebeu pela direita e mandou um chute de fora da área, que testou o goleiro Lloris, mas não ofereceu muito perigo.
Logo na sequência, aos 38, o Tottenham respondeu. Alli deu uma cavadinha para Son dentro da área, mas o coreano, sem marcação, se desequilibrou e perdeu o controle da bola e a zaga mandou pela linha de fundo.
Son cobrou o escanteio, a zaga do Leicester afastou mal e a bola ficou pipocando na área. O artilheiro foi mais esperto e acertou um belo chute para igualar o placar.
No final do primeiro tempo, Vardy caiu mais uma vez na área do Tottenham e a torcida pediu pênalti, mas dessa vez, o árbitro nada marcou.
SEGUNDO TEMPO
Nenhum dos treinadores voltou com alterações para os 45 minutos finais da temporada 2020/21.
Logo aos cinco minutos, Vardy caiu pela terceira vez dentro da área, agora numa disputa com Sánchez, e o juiz apontou a marca da cal. O atacante cobrou no mesmo canto e colocou o Leicester de novo na frente.
Depois do gol, o Leicester reforçou o sistema defensivo e baixou as linhas para tentar sair apenas num contra-ataque e garantir a vitória.
Numa dessas escapadas, Iheanacho deu trabalho para Lloris, que teve que ir no cantinho defender um chute do atacante nigerinano.
Söyüncü salvou duas vezes o Leicester. Primeiro, afastou um cruzamento rasteiro, que estava na direção de Kane. Depois, foi providencial para cortar de cabeça uma cobrança de falta de Son, que ia para o gol.
Aos 31, Son cobrou o escanteio e Schmeichel saiu mal para socar a bola e acabou mandando contra a própria meta.
Nos minutos finais, o Leicester passou a ficar cada vez mais nervoso e os jogadores erravam passes fáceis e lances bobos.
Num desses erros ofensivos, o Tottenham saiu num contra-ataque. Aos 42 minutos, Kane invadiu a área, driblou Schmeichel e rolou para Bale bater de fora da área para virar o jogo.
No último lance do jogo, Söyüncü afastou mal a bola, acertou o próprio companheiro e Bale aproveitou para invadir a área, livre de marcação. O galês ainda acertou a trave antes de aproveitar o rebote para mandar para o fundo do gol.
FICHA TÉCNICA
Premier League 2020/21 – 38ª Rodada
Leicester x Tottenham
Data: 23/05/2021, 12h (horário de Brasília)
Estádio: King Power Stadium
Árbitro: Anthony Taylor
Gols: 1ºT – 16’ Vardy (P) (Leicester); 40’ Kane (Tottenham) / 2ºT – 5’ Vardy (P) (Leicester); 31’ Schmeichel (contra), 42’ e 50’ Bale (Tottenham)
Leicester (3-4-1-2): Schmeichel; Castagne, Fofana (Mendy) e Söyüncü; . Albrighton (Ayoze Pérez), Tielemans, Ndidi e Thomas; Maddison (Ricardo Pereira); Iheanacho e Vardy. Técnico: Brendan Rodgers.
Tottenham (4-2-3-1): Lloris; Doherty, Sánchez, Alderweireld e Reguilón; Højbjerg e Winks; Bergwijn (Bale), Alli (Lucas) e Son (Rodon); Kane. Técnico: Ryan Mason.