Mais Esportes

Triatleta mirim de Caucaia vive sonho olímpico nos Jogos Escolares Brasileiros

Rihanna Rodrigues, aluna da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, representará o estado na competição nacional, no ciclismo

Rihanna Rodrigues, um dos talentos descobertos na Escolinha Aeris de  Triathlon Formando Campeões, em Caucaia (CE), tem o sonho de levar o esporte ao pódio em edições futuras dos Jogos Olímpicos. A caminhada até lá, porém, tem uma uma etapa decisiva entre os dias 8 e 12 de novembro, nos Jogos Escolares Brasileiros. Ela busca conquistar a Bolsa-Atleta e se dedicar ainda mais ao esporte. .

Os Jogos Escolares Brasileiros reunirão cerca de 6000 atletas, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, a competição indicará os três primeiros colocados de cada categoria ao Bolsa-Atleta estudantil. Ela também formará a delegação brasileira para os Jogos Sul-Americanos Escolares, previstos para o final do ano em Brasília.

Em sua primeira viagem para outro estado, Rihanna irá ao Rio de Janeiro acompanhada pela treinadora Isabelle Ribeiro, da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, e uma grande delegação do Ceará, entre atletas, técnicos, médicos e fisioterapeutas. Vai conviver com talentos de várias modalidades, de estados e realidades diferentes da sua. E, no velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, construído para os Jogos do Rio de Janeiro 2016, enfrentará três desafios: uma prova de velocidade e duas de resistência.

“A Rihanna está muito feliz em viver essa experiência, e eu também. Porque já fui atleta e participei dos Jogos Escolares Brasileiros, sei o quão é maravilhoso e enriquecedor”, destaca a treinadora Isabelle Ribeiro, que representou o Ceará na competição em 2010, no handebol. “Tudo o que ela está sentindo, eu senti. O nervosismo, o frio na barriga. Toda a dedicação que ela tem nos treinos, eu também tive. É muito bom reviver essa experiência como professora, e poder passar um pouco dessa experiência a ela.”

Para chegar ao Parque Olímpico no Rio de Janeiro, Rihanna venceu todas as etapas regionais dos Jogos Escolares. E conta com uma grande rede de apoio. Do triatleta Elionai Costa de Sousa, dono da Doctor Bike Service, em Fortaleza, ganhou um macaquinho de ciclismo com as cores do Ceará, adequado para a competição. Também terá sapatilhas emprestadas, e ganhará as luvas da treinadora Isabelle Ribeiro. Mas ainda tem outros desafios pela frente. A triatleta mirim busca uma bicicleta para a disputa em novembro.

– Estamos tentando viabilizar uma das bikes da Escolinha de Triathlon. Não é tão simples, porque existem custos envolvidos, os cuidados necessários com a bike, que é de uso compartilhado pelos alunos do projeto. A Rihanna não tem material próprio de treino, vai viajar com tudo emprestado. Por isso seria incrível ela conquistar a Bolsa-Atleta, porque poderia investir em bons equipamentos de treino, dedicar mais tempo ao esporte – explicou a treinadora Isabelle Ribeiro.

– Sabemos que a competição será muito dura, porque ela enfrentará os melhores de cada estado. Mas estamos treinando muito duro para a Rihanna conquistar uma boa colocação – completou.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo