Z - Agência ENM

Tripulante mirim é uma tradição da Semana de Ilhabela

Zarif (Foto: Rosanne Woelz/YCI)

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em sua 51ª edição, é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI).

A regra do tripulante mirim é uma tradição marcante da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, o maior evento de vela oceânica da América Latina.

Ocorrendo de 20 a 27 de julho de 2024 no Yacht Club de Ilhabela, o evento promete reunir muitas crianças e adolescentes interessados em seguir carreira no esporte.

Esta regra permite que jovens participem das regatas de forma gratuita, contribuindo para sua formação esportiva.

Os tripulantes mirins podem competir em todas as classes da SIVI, exceto C-30 e HPE 30. É permitido um velejador por equipe, com idade máxima de 17 anos e peso de até 65 quilos em 20 de julho de 2024.

A iniciativa nasceu em 2003 no YCI, fruto da parceria entre Cuca Sodré, diretor técnico da regata, e o atleta olímpico Guga Zarif, a bordo do Áries.

O objetivo é proporcionar às crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciar a competição na ilha junto com suas famílias, além de ajudar as equipes a completarem suas tripulações, já que a vela oceânica requer várias pessoas a bordo.

“Provavelmente se não fosse a regra do tripulante mirim, eu não teria virado velejador profissional, não teria ido para as Olimpíadas, provavelmente minha vida teria sido bem diferente”, comenta Jorge Zarif, que iniciou sua trajetória como tripulante mirim e se tornou campeão mundial de Star e Finn, sendo eleito o melhor atleta do Brasil em todas as modalidades em 2013.

Zarif (Foto: Rosanne Woelz/YCI)
Zarif (Foto: Rosanne Woelz/YCI)

A regra tem desempenhado um papel crucial na formação de novos velejadores, encurtando significativamente a curva de aprendizagem. Crianças que começam na classe Optimist, onde aprendem a manejar pequenos barcos sozinhas, têm a chance de se desenvolver em várias funções na vela oceânica, que exige trabalho em equipe.

Guga Zarif, pai de Jorge, possuía um barco oceânico pequeno, o LC30, adequado para até seis tripulantes. Inicialmente, colocar uma criança em competições de alto nível, como a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, era desafiador. No entanto, a criação da regra do tripulante mirim facilitou essa inclusão, permitindo que jovens velejadores como Jorge tivessem experiências significativas e motivadoras.

Em 2024, a idade máxima para a regra do tripulante mirim foi aumentada de 15 para 17 anos, enquanto a idade mínima permanece inexistente. Os tripulantes mirins não pagam inscrição, e o limite de peso para a classe ORC é de 65 kg, com o excedente incluído na pesagem total da equipe. Nas outras categorias, o peso do tripulante mirim não será contabilizado para o limite de peso ou quantidade de atletas.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em sua 51ª edição, é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Este evento, o maior de sua categoria na América do Sul, atrai mais de 120 veleiros de diversos estados e países, impactando positivamente o turismo local. Além de fomentar a vela, o evento também promove ações de conscientização ambiental e conservação dos oceanos, alinhando-se com a agenda de sustentabilidade dos principais campeonatos mundiais.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo