A enorme tragédia ocorrida no Estádio Kanjuruhan, na Indonésia, no último sábado (01), segue tendo repercussão no mundo do futebol. Nesta terça-feira (04), a Uefa, entidade que regulamenta o esporte na Europa, informou que todos os jogos das principais competições terão um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Ao todo, de acordo com a imprensa internacional, mais de 170 pessoas perderam a vida (incluindo 32 crianças) na grande confusão ocorrida após o jogo entre Arema e Persebaya Surabaya.
O tumulto teria começado porque torcedores invadiram o campo para protestar contra jogadores e funcionários do Arema, que atuava em casa e perdeu o clássico local. O policiamento foi acionado e reagiu com gás lacrimogêneo e uso de força. Essa questão acabou gerando um tumulto ainda maior, aonde pessoas acabaram pisoteando outras.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Um outro motivo destacado para o elevado número de vítimas se deu pela inalação do gás lacrimogêneo e a falta de ar que foi provocada. No tumulto, muitas crianças se perderam de seus pais e também acabaram sendo vítimas da tragédia.
Ainda de acordo com a imprensa internacional, a confusão teve sequência fora do estádio aonde dois carros da polícia foram destruídos. Alguns torcedores também atearam fogo em instalações fora do estádio, causando um tumulto ainda maior. O resultado foi uma das maiores tragédias da história do esporte mundial.
Em homenagem a essas vítimas, a Uefa fará um minuto de silêncio antes de cada partida válida pela Liga dos Campeões, Liga Europa, Conference League e play-offs da Copa do Mundo feminina.
Confira o comunicado da Uefa:
A UEFA anunciou hoje que será realizado um momento de silêncio antes do apito inicial em memória das vítimas dos trágicos acontecimentos no Estádio Kanjuruhan, na Indonésia.
Este momento de silêncio acontecerá em todos os jogos da UEFA esta semana (Champions League, Europa League, Europa Conference League e play-offs da Copa do Mundo Feminina).