A Uefa confirmou, nesta quinta-feira (12), que o mecanismo do árbitro de vídeo (VAR) será usado em todos os jogos da fase preliminar às oitavas de final da Conference League. Essa é a primeira vez na história que o torneio continental conta com o auxílio neste período de disputadas. Na temporada passada, apenas a semifinal e a final da competição, que foi vencida pela Roma, contaram com o VAR.
Diferentemente do que acontece na Liga dos Campeões e na Liga Europa, as duas principais competições de clubes europeus, a Conference League não conta com o VAR desde o início. Na atual temporada, por exemplo, toda a fase de grupos do torneio foi feita sem o mecanismo. A Uefa ainda não adotou a utilização do VAR desde o início, mas o projeto está em andamento e a ideia é ter o VAR também na Conference League, como já acontece nas duas principais competições europeia.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
A fase preliminar do torneio nesta temporada será disputada entre os dias 16 e 23 de fevereiro, sendo o grande destaque para o jogo que envolve Braga, de Portugal, e Fiorentina, da Itália. Clubes como Basel, Lazio, Partizan e Anderlecht também estarão nesta fase da Conference League. Ao todo avançam oito equipes para se juntarem aos outros clubes que já estão classificados às oitavas.
Como ficaram em primeiro durante a fase de grupos, Istanbul Basaksehir, West Ham, Villarreal, Nice, Az Alkmaar, Djugarden, Sivasspor e Slovan Bratislava já estão garantidos nas oitavas e esperam a definição de seus adversários. A final da atual edição da Conference League será no dia 7 de junho, na Eden Arena, em Praga, na República Tcheca.