Futebol Internacional

Uefa confirma mudança no calendário da Liga dos Campeões

Ceferin deixou recado às Federações Nacionais (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images)

Aleksander Ceferin confirmou mudanças e ainda deixou recado às Federações nacionais, dando peso à Liga dos Campeões.

Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

A Uefa, entidade que regulamenta o futebol na Europa, confirmou uma mudança no calendário das competições europeias para a temporada 2024/25. Essas mudanças vão impactar diretamente na Liga dos Campeões, que passará a ter 36 equipes, mas também serão aplicadas na Liga Europa e na Conference League. Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, ainda deixou um recado aos organizadores das principais ligas europeias.

A ideia é que a Liga dos Campeões seja o principale mais atrativo torneio de toda a Europa e, desta forma, é fundamental que o calendário da competição continental não tenha que disputar com os das competições nacionais. Na temporada passada, por exemplo, o jogo entre Arsenal e Manchester City, pela Copa da Inglaterra, tornou as oitavas de final da Liga dos Campeões menos revelante.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

— Aproveitamos a oportunidade para relembrar que os princípios fundamentais do calendário internacional permanecem inalterados: os jogos das competições nacionais não podem ser disputados nas mesmas datas que os jogos das competições da UEFA, a menos que circunstâncias excepcionais assim o exijam. Isto é para garantir o sucesso do futebol nacional e das competições de clubes da UEFA — diz o comunicado enviado pela Uefa, às Federações nacionais.

— Entendemos que circunstâncias imprevisíveis podem fazer com que jogos domésticos ocasionais tenham que ser transferidos para uma data de competição de clubes da UEFA. No entanto, agendar jogos da liga nacional ou da copa para coincidir diretamente com os jogos das competições de clubes da Uefa, ou vice-versa, não é do interesse dos torcedores e é prejudicial ao futebol — concluiu o comunicado.

A partir da temporada 2024/25, a Liga dos Campeões terá quatro times a mais do que o formato atual e, além disso, dois jogos a mais para cada clube envolvido na primeira fase do torneio. Haverá uma semana de abertura com jogos na quinta-feira. A Liga dos Campeões terá oito jogos na primeira fase e dois dias em janeiro, uma das principais novidades da competição.

Além disso, a Uefa confirmou ainda a data das decisões das principais competições europeias. A da Liga dos Campeões está marcada para o dia 31 de maio de 2025. A Liga Europa será em 21 de maio e a da Conference League no dia 28.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo