Futebol Internacional

Uefa confirma mudanças nos formatos de Nations League e Eliminatórias

Fabrice Coffrini/AFP via Getty Images

Após reunião realizada na sede da Uefa, localizada em Nyon/SUI, a entidade máxima do futebol europeu discutiu alguns temas de relevante importância, com o objetivo de tornar algumas de suas competições mais atrativas sem interferir na quantidade de jogos a serem disputados pelas seleções de futebol masculino. Como especulado no começo da semana, os formatos da Uefa Nations League e das Eliminatórias à Euro e à Copa do Mundo sofreram modificações a partir de setembro de 2024. A decisão do Comitê Executivo veio após consulta com todas as federações nacionais e o órgão garante que os recursos para tais federações serão fortalecidos, além de recuperar de modo estável o prejuízo obtido durante o período da pandemia do coronavírus.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

Na Uefa Nations League, uma fase extra de mata-mata foi disponibilizada. Anteriormente, os líderes dos quatro grupos da Liga A disputavam o Final Four, enquanto os líderes dos grupos na Liga B, C e D subiam de liga, enquanto os últimos colocados nas Ligas A, B e C eram rebaixados à divisão correspondente. Agora, para o Final Four, os dois primeiros colocados do Grupo A serão classificados ao mata-mata que vão definir os semifinalistas. Para o sistema de acesso/rebaixamento, outra modificação. Os terceiros colocados da Liga A irão enfrentar os vice-líderes da Liga B, enquanto os terceiros lugares da Liga B terão playoffs contra os vice-líderes da Liga C. Em ambas as situações, serão jogos de ida e volta. A partir do Final Four, a semifinal, a decisão do terceiro lugar e a final serão em jogos únicos.

Troféu da Uefa Nations League
Fabrice Coffrini/AFP via Getty Images

Nas Eliminatórias, os dez grupos com cinco ou seis seleções foram substituídos por 12 chaves composta por quatro ou cinco times. Com o aumento de vagas na Copa do Mundo a partir de 2026, a ser disputada por 48 equipes em vez das 32, e a Europa possivelmente com mais três vagas, a modificação foi necessária para que os confrontos não se tornassem enfadonhos. Com os 12 grupos compostos, os líderes de cada chave garantem vaga de forma direta, enquanto os segundos colocados irão disputar a repescagem. Na Euro, os vice-líderes irão disputar os playoffs junto com vagas destinadas via Uefa Nations League. Apesar de estudos, a Euro vai continuar a ser disputada por 24 seleções.

Presidente da Uefa, Aleksander Čeferin, ao lado do troféu da Uefa Euro Sub-21
Jurij Kodrun/Getty Images

Ao analisar as modificações, o presidente da Uefa, Aleksander Čeferin, afirmou que a introdução de mais uma fase eliminatória irá promover partidas mais competitivas e dará às seleções mais oportunidades de evoluir e melhorar o desempenho sem interferir na quantidade de partidas a serem disputadas ao longo do ano.

“A introdução da Uefa Nations League foi um sucesso, substituindo amistosos por encontros mais competitivos. Agora, com a introdução da nova fase eliminatória, as equipes terão ainda mais oportunidades de evoluir, mantendo o mesmo número de jogos dentro do calendário internacional de jogos. A previsibilidade das Eliminatórias Europeias também foi abordada e tratada, com um novo formato que oferecerá a todas as equipes uma hipótese igual de se classificar aos principais torneios. O novo formato promete trazer mais emoção às competições de seleções de futebol da Europa, que continuam a crescer cada vez mais.”

Troféu da Supercopa da Uefa
Olga Maltseva/AFP via Getty Images

Outras mudanças e determinações foram anunciadas após o encontro do Comitê Executivo. A Supercopa da Uefa de 2023 teve o local alterado. Previamente marcado para a cidade de Kazan, na Rússia, o torneio de partida única será disputado no Estádio Georgios Karaiskakis, em Pireu, região metropolitana de Atenas, capital da Grécia. O jogo será realizado na casa do Olympiacos no dia 16 de agosto, uma quarta-feira, às 16h. Tal mudança ocorre pela suspensão da Rússia dos eventos de futebol após o bombardeio russo na Ucrânia.

Foram aprovados também pela Uefa os regulamentos da Euro Sub-21 e da Euro Feminina, com as fases finais a serem disputadas em 2025. A competição feminina ainda terá a sede definida no começo do próximo mês de abril. França, Suíca, Polônia e a candidatura conjunta entre Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia concorrem para receber o evento. O Sub-21, por sua vez, terá a fase final disputada na Eslováquia, com oito estádios em oito cidades espalhadas pelo país.

Troféu da Uefa Euro Feminina
Naomi Baker/Getty Images

O Comitê Executivo da Uefa irá se reunir mais uma vez no próximo dia 4 de abril, mesma data que será revelada a sede da Euro Feminina 2025. No dia seguinte, será realizada a Assembleia Ordinária da Uefa em Lisboa, capital de Portugal.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo