Seria mais um evento normal o UFC 279, neste sábado (10) em Las Vegas. Mas uma série de problemas durante a semana acabaram resultando numa enorme bagunça que mexeu em várias das principais lutas da noite.
O Esporte News Mundo oferece a você um olhar sobre o que aguarda o fã de MMA no evento deste final de semana e detalha praticamente tudo o que rolou para tornar este evento um dos mais inusitados da história recente.
A luta que não foi…
A princípio, seria Khamzat Chimaev e Nate Diaz a luta principal da noite. Mas o russo se envolveu numa série de confusões, a começar por discussão com Paulo Borrachinha no Instituto de Performance do UFC e que teve sequência em brigas nos bastidores da cancelada entrevista coletiva, com as equipes de Diaz e Kevin Holland.
Estas culminaram com o ‘Borz’ ficando 3,3kg acima do peso para enfrentar o americano. Depois de muita deliberação, a luta, que era uma das mais faladas de 2022, teve que mudar de última hora por conta da derrota do checheno para a balança.
… e que acabou sendo
A última luta do contrato de Nate Diaz com o Ultimate não será com Chimaev. Com a recusa do americano em enfrentar o russo sem ele bater o peso, um novo adversário chegou para enfrentar o polêmico californiano: Tony Ferguson.
Dois lutadores brigadores e com grande apelo dos fãs e que vivem situações um tanto semelhantes. Se Diaz ainda não tem o futuro definido assim que o vínculo com a organização se encerrar, o ‘El Cucuy’ perdeu as quatro últimas lutas que fez e que tenta, agora lutando nos meio-médios, recapturar a fama de um dos mais temidos do UFC na época que era peso-leve.
LEIA TAMBÉM
+ Norma Dumont comenta sobre a preparação para luta no UFC pelos penas: ‘Me sinto ótima’
Chimaev ‘rebaixado’?
Uma ‘punição’ um tanto inusitada para Khamzat Chimaev por não ter batido o peso para a luta contra Nate Diaz. O russo radicado na Suécia acabou perdendo o status de ‘main event’ e indo parar na co-luta principal, onde enfrentará Kevin Holland.
De certa forma, o ‘rebaixamento’ de Chimaev pode ter resultado num ‘acerto de contas’ entre ambos no octógono. Os dois lutadores tiveram rusgas no passado recente e foram protagonistas da confusão antes da coletiva de imprensa do evento, o que deixa ainda mais tenso o duel.
E mais uma luta mudada
Seria para para Kevin Holland encarar Daniel Rodriguez no UFC 279. Mas o remanejamento de Holland para enfrentar Chimaev o deixou sem rival. A alternativa do Ultimate não deixou ponto sem nó dentre os rivais que tiveram seus adversários mudados.
Li Jingliang, que viu Tony Ferguson ser ‘promovido’ para o main event e enfrentar Nate Diaz, acabou sendo escalado para encarar Rodriguez. Assim, ninguém ficou sem rival e o evento poderá ocorrer sem o maior problemas.
E os brasileiros?
Alheios à confusão provocada pelo problema de Chimaev com a balança, os três brasileiros que lutarão o card não tiveram problemas durante a semana. Único na parte principal do evento, Johnny Walker enfrenta Ion Cutelaba para reencontrar a boa fase.
Invicto nas duas lutas que fez no Ultimate, Jailton Malhadinho terá pela frente o sueco Anton Turkalj. Antes, Norma Dumont busca se reabilitar e voltar a pensar em cinturão diante de Danyelle Wolf.
Como assistir ao UFC 279
O Combate exibirá o evento ao vivo e com exclusividade a partir das 19h deste sábado (horário de Brasília), com o começo do card preliminar. A parte principal do evento se iniciará por volta das 23h.
O SporTV 3 exibirá as duas primeiras lutas juntamente com o Youtube do canal, além do ‘Aquecimento Combate’, que faz uma prévia de todos os eventos da noite
Programação UFC 279 – Diaz x Ferguson
Card principal
Nate Diaz x Tony Ferguson – peso-meio-médio
Khamzat Chimaev x Kevin Holland – peso-casado (81,6kg)
Daniel Rodriguez x Li Jingliang – peso-casado (81,6kg)
Irene Aldana x Macy Chiasson – peso-casado (63,5kg)
Johnny Walker – Ion Cutelaba – peso-meio-pesado
Card preliminar
Hakeem Dawodu x Julian Erosa – peso-pena
Jaílton Malhadinho x Anton Turkalj – peso-caso (100kg)
Denis Tiuliulin x Jamie Pickett – peso-médio
Jake Collier x Chris Barnett – peso-pesado
Norma Dumont x Danyelle Wolf – peso-pena
Chad Anheliger x Heili Alateng – peso-galo
Elise Reed x Melissa Martinez – peso-palha
Darian Weeks x Yohan Lainesse – peso-meio-médio