Lutas

UFC 279: Nate Diaz finaliza Tony Ferguson em possível despedida da organização

Divulgação/Instagram Oficial UFC

Apesar de uma semana cheia de confusões, houve o UFC 279, em Las Vegas. Na luta principal, Nate Diaz não enfrentou seu adversário original, Khamzat Chimaev, e encarou Tony Ferguson depois da caótica pesagem do evento.

Naquela que é a sua última luta do contrato atual com o Ultimate, Diaz demorou para entrar na luta. Mas quando o fez, mostrou o fato de ser um dos favoritos dos fãs de MMA e venceu o ‘El Cucuy’ por finalização.

LEIA TAMBÉM

+ Luta entre Jake Paul e Anderson Silva é anunciada oficialmente

A luta

A luta começou em ritmo morno, com Ferguson tentando se aproximar de Diaz, que procurava usar chutes para deter o ‘El Cucuy’. Já no começo do combate, a canela do ex-campeão interino dos leves demonstra um sangramento e é Diaz quem tem os melhores golpes, apesar do duelo passar longa da promessa, ao menos inicial, de combate violento e eletrizante.

O segundo round se iniciou com Tony Ferguson começando a se soltar mais, conectando direto e, depois, cotovelada de encontro. O ex-peso-leve pegava com mais força os golpes enquanto Diaz se mantinha mais na defensiva e tentando sem sucesso o clinche. O grande momento de Nate Diaz foi um direto que pegou forte em ‘El Cucuy’ e causou sangramento no olho deste

Só no terceiro round Nate Diaz mostrou a que veio, se soltando mais e ‘caçando’ Ferguson no cage. Isso apesar de, no começo, tentar segurar o ritmo da luta e o rival deitar no chão para o desafiar a vir para o solo com ele. Nos minutos finais, porém, o polêmico californiano foi para cima e conseguiu conectar bons golpes e incomodar o adversário. E até mesmo rolou momento de conversa no octógono com Dana White.

E Diaz seguiu em cima, batendo forte no começo do quarto round e chegando até a balançar Ferguson, que só se defende e vê o lutador ir para cima, aplicar golpes e passar a controlar as ações da luta. Logo, o duelo se encaminharia para seu final, quando Ferguson foi para a queda, mas a posição deixou Diaz livre para tentar finalizar. Na guilhotina, o futuro agente livre finalizou e venceu aquela que pode ser sua última luta pelo Ultimate.

– Eu amo o UFC. Mandando um alô para o Dana White, Lorenzo Fertita (ex-dono do Ultimate), Hunter Campbell (dirigente da organização) por dar uma plataforma para mim e para os outros. Sinto que estou com a carreira mais longa aqui e eu tive a mais bem sucedida. Queria mostrar aos lutadores do UFC como entrar neste esporte e fazê-lo como se deve. Irei lá para dominar em outra profissão, mostrar como se faz e depois voltarei para o UFC para buscar o título – disse Diaz ainda no octógono.

Depois de polêmicas, Khamzat Chimaev vence com facilidade Kevin Holland

Embora tenha sido o fato de não ter batido o peso para enfrentar Diaz, Chimaev ‘ganhou’ a luta contra Kevin Holland no co-main event, ambos que tiveram uma briga momentos antes da coletiva de imprensa do evento, que acabaria cancelada.

E o russo quis mostrar que todas as confusões que se meteu na semana não seriam nada diante do que faria no octógono da T-Mobile Arena. Já no começo da luta, o ‘Borz’ foi para cima de Holland uma disputa ferrenha no solo se deu, com o checheno tentando a finalização e vendo o americano escapar.

Mas a sensação do UFC não desistiu de finalizar e, pacientemente, procurou finalizar e conter as tentativas de defesa do desafeto. Quando o triângulo de mão invertido pegou, a finalização aconteceu e Chimaev faturou quase sem suar mais uma no UFC.

Em luta disputada, Daniel Rodriguez derrota Li Jingliang na decisão dividida

No primeiro dos duelos ‘mexidos’ pela confusão criada por Chimaev, Daniel Rodriguez (que seria rival de Holland)e Li Jingliang (adversário inicial de Ferguson) se enfrentaram e fizeram uma luta equilibrada, que começou com ambos se estudando, mas logo começando a se soltar, como uma troca de chutes entre o americano e o chinês no primeiro round.

Jingliang começou indo para cima o segundo round e procurando dar calor em Rodriguez, que passo a investir mais na trocação e a luta se tornou ainda mais equilibrada na segunda parte do duelo. E o combate seguiu em pé no round decisivo.

Praticamente não houve luta no solo e o duelo foi disputado, apesar da falta de golpes contundentes, o que levou a torcida a vaiar os lutadores. Ao final, os juízes viram que Rodriguez teve melhor sucesso no cage e o declararam vencedor em decisão dividida.

Sem confusão, Brasil termina UFC 279 invicto e com vitórias dominantes

Os três brasileiros que lutaram no UFC 279 ficaram longe de confusão e tiveram suas lutas mantidas. Em busca de reabilitação, Johnny Walker abriu o card principal enfrentando Ion Cutelaba e chegou a passar sufoco diante do lutador da Moldávia, que começou bem a luta e derrubando o brasileiro. Walker conseguiu se defender bem e, logo, foi ele a passar para as costas do ‘Hulk’, onde passou a dominar a luta e a fechar os espaços para a defesa rival. Na chance que teve, pegou com mata-leão, finalizou e encerrou o jejum.

Buscando manter a invencibilidade no UFC, Jailton Malhadinho encarou Anton Turkalj e nem tomou conhecimento do sueco, o derrubando no começo da luta e já usando o jiu-jítsu para dominar o rival. Turkalj tentava fugir, mas foi presa fácil do brasileiro, que fez o que quis e conseguiu sem problemas encaixar a finalização para garantir a terceira vitória no Ultimate.

Norma Dumont foi a primeira representante do Brasil a pisar no octógono do UFC 279 para enfrentar Danyelle Wolf. A luta começou equilibrada, com as duas lutadoras procurando achar o melhor espaço para os golpes e a brasileira no contra-ataque. No segundo round, dois knockdowns de Norma derrubaram a americana e a fizeram sentir o bom jogo de ground and pound da rival, o que se repetiu no round final, com nova derrubada de Norma, que gerou domínio amplo da lutadora, tentativa de finalização e vitória na decisão dos juízes.

Resultados UFC 279 – Diaz x Ferguson

Card principal

Nate Diaz venceu Tony Ferguson por finalização (2:53 do R4)

Khamzat Chimaev venceu Kevin Holland por finalização (2:13 do R1)

Daniel Rodriguez venceu Li Jingliang por decisão dividida dos juízes

Irene Aldana venceu Macy Chiasson por nocaute (2:21 do R3)

Johnny Walker venceu Ion Cutelaba por finalização (4:37 do R1)

Card preliminar

Julian Erosa venceu Hakeem Dawodu por decisão unânime dos juízes

Jailton Malhadinho venceu Anton Turkalj por finalização (4:27 do R1)

Denis Tiuliulin venceu Jamie Pickett por nocaute técnico (4:52 do R2)

Chris Barnett venceu Jake Collier por nocaute técnico (2:24 do R2)

Norma Dumont venceu Danyelle Wolf por decisão unânime dos juízes

Heili Alateng venceu Chad Anheliger por decisão unânime dos juízes

Elise Reed venceu Melissa Martínez por decisão unânime dos juízes

Yohan Lainesse venceu Darian Weeks por decisão dividida dos juízes

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo