O UFC 280 trouxe um dos duelos mais esperados de 2022 para Abu Dhabi neste sábado (22). Charles do Bronx e Islam Makhachev se enfrentaram pelo título vago dos leves na luta principal do evento na Etihad Arena.
O brasileiro bem que tentou, mas o russo conseguiu impor seu jogo no tempo que a luta durou. O pupilo de Khabib Nurmagomedov conseguiu a chance que esperava no segundo round, quando encaixou um golpe que derrubou o brasileiro e possibilitou a finalização.
LEIA TAMBÉM
+ Dana White lança campeonato de lutas inusitado e quer primeiro evento em 2022
A luta
A luta começou na trocação franca, mas logo foi para o chão, com o brasileiro caindo por baixo e conseguindo se defender muito bem das investidas do russo no chão. O duelo se mostrava um tanto renhido e com ambos buscando o chão. Ainda durante o primeiro round, Makhachev conseguiu a queda, ficando na meia guarda.
Charles do Bronx procurou travar o russo, que buscava se posicionar de forma a abafar a defesa do brasileiro. O colega de Khabib procurava bater, com Charles tentando ‘na marra’ escapar do chão e voltar a luta em pé. No segundo round, um pouco de trocação que depois virou tentativa de queda do russo que passou a ser favorável ao brasileiro.
Makhachev logo colocou a luta na grade e buscou usar o jogo tradicional dos lutadores do Daguestão: colocar na grade e bater até cansar. Quando o brasileiro escapou, tentou se impor na trocação, mas eram os golpes do russo os mais eficientes. E foi aí que a luta começou a ser decidida.
Um cruzado de Makhachev pegou Charles em cheio e o derrubou. Ao ir para o chão, o katagatame do russo já veio pronto para ser aplicado e o brasileiro acabou batendo no momento do encaixe. Assim, Islam Makhachev cumpre a ‘profecia’ de Khabib e seu falecido pai e é o novo campeão dos leves do UFC.
Ao final da luta, Khabib abraçou o amigo na comemoração da vitória e um momento de emoção numa conversa bastante respeitosa entre o novo campeão e o brasileiro, que já foi dono do cinturão, depois de semanas de farpas trocadas entre ambos. E até rolou desafio ao campeão dos penas, Alexander Volkanovski, que subiu no octógono para aceitar o pedido feito pela equipe do russo.
Sterling ‘amassa’ Dillashaw e mantém cinturão dos galos
A primeira disputa de cinturão do UFC 280 do dia foi no peso-galo, com Aljamain Sterling defendendo o titulo diante de T.J. Dillashaw. E o ‘Funkmaster’ mostrou que não estava para brincadeira ao catar a perna de Dillashaw e o derrubar. Na montada, o americano de origem jamaicana começou a dominar e a castigar o ex-campeão da categoria.
Indo paras costas, o campeão tentou sem sucesso finalizar, mas se mantinha nas costas e batendo forte, sem dar chance de uma defesa mais sólida. Apesar da sequência de golpes, Dillashaw conseguiu sobreviver no round inicial e ficar de pé. E a rotina continuou no segundo round, com Sterling logo levando a luta para o chão.
Dillashaw, que sente lesão na clavícula. tentou escapar, mas não conseguiu se desvencilhar da pressão de Sterling, que seguiu botando o ex-campeão para o chão, batendo forte até a interrupção da luta pelo árbitro e o Funkmaster mantendo consigo o cinturão.
Sean O’Malley supera Petr Yan em luta acirrada
Petr Yan e Sean O’Malley realizaram duelo importante na divisão dos galos. A luta começou estudada e com os dois oponentes procurando ajeitar suas estratégias. Logo, começou a ficar claro que o russo queria levar a luta para o chão e o americano manter em pé. Yan conseguiu uma derrubada mas viu O’Malley escapar e procurar ele mesmo tentar quedar, sem sucesso.
No segundo round, uma sequência de O’Malley quase balançou o ex-campeão, que respondeu na mesma moeda. Em outra queda, Petr Yan conseguiu encaixar algum ground and pound e manteve a postura de buscar o chão de toda maneira. O americano queria trocar, mas não conseguia se impor diante do russo, que golpeava bem e conseguia levar a luta para o chão em vários momentos, mas ainda sem conseguir encaixar a finalização.
No terceiro round, o ritmo da luta se reduziu e Yan continuava a tentar as quedas, mas O’Malley não desistiu e conseguiu uma boa joelhada. O ‘Suga’ buscou aproveitar o lance, mas novamente se viu no chão do octógono da Etihad Arena. Nos momentos finais, o americano conseguiu ter um momento de sucesso em pé e, em outra queda, teve a chance de pegar o braço antes do encerramento da luta. A luta foi tão disputada que os juízes deram a vitória ao americano, mais uma no caminho deste para se tornar estrela do UFC.
Caio Borralho e Karol Rosa vencem suas lutas
Os outros dois brasileiros que estiveram no octógono do UFC 280 saíram dele com a vitória. Caio Borralho encarou o uzbeque Makhmud Muradov em busca da manutenção da boa fase dentro do Ultimate. Apesar de ser várias vezes derrubado pelo rival, Borralho soube se defender bem das iniciativas do rival, encaixando bons golpes e controlando a luta até o fim, sendo premiado com a vitória na decisão dos juízes.
Karol Rosa foi personagem da primeira luta do evento. Contra a sueca Lina Lansberg, a brasileira passou certos momentos de sufoco e até mesmo perdeu ponto devido a joelhada ilegal. Mas conseguiu reagir, principalmente a partir do segundo round, quando encaixou o jogo de quedas e passou a ser mais eficiente na trocação. Ao final, venceu na decisão majoritária.
Resultados UFC 280 – Do Bronx x Makhachev
Card principal
Islam Makhachev venceu Charles do Bronx por finalização (3:16 do R2) – Makhachev é o novo campeão dos leves
Aljamain Sterling venceu T.J. Dillashaw por nocaute técnico (3:44 do R2) – Sterling mantém o cinturão dos galos
Sean O’Malley venceu Petr Yan por decisão dividida dos juízes
Beneil Dariush venceu Mateusz Gamrot por decisão unânime dos juízes
Manon Fiorot venceu Katlyn Chookagian por decisão unânime dos juízes
Card preliminar
Belal Muhammad venceu Sean Brady por nocaute técnico (4:47 do R2)
Caio Borralho venceu Makhmud Muradov por decisão unânime dos juízes
Nikita Krylov venceu Volkan Oezdemir por decisão unânime dos juízes
Abubakar Nurmagomedov venceu Gadzhi Omargadzhiev por decisão unânime dos juízes
Armen Petrosyan venceu A.J Dobson por decisão unânime dos juízes
Muhammad Mokaev venceu Malcolm Gordon por finalização (4:26 do R3)
Karol Rosa venceu Lina Lansberg por decisão majoritária dos juízes