Lutas

UFC 284: Makhachev derrota Volkanovski e segue campeão dos leves

Luta entre Volkanovski e Makhachev no UFC 284 (Foto: Divulgação/Instagram Oficial UFC)
Divulgação/Instagram Oficial UFC

A noite de sábado (11) foi agitada na Austrália. A cidade de Perth recebeu o UFC 284, segundo pay-per-view de 2023, tendo na luta principal o duelo de campeões envolvendo Islam Makhachev e Alexander Volkanovski.

Talvez para muitos não tenha sido uma performance ao estilo de seu ex-colega de equipe Khabib Nurmagomedov, mas Makhachev fez o bastante para ratificar a posição de campeão da categoria no duelo contra o campeão dos penas do Ultimate.

A luta

Começou com estudo a luta principal do UFC 284, sem muita movimentação ofensiva dos dois lutadores.O primeiro golpe incisivo foi uma direita de Volkanovski que pegou bem em Makhachev, que parecia ficar na dele e esperando a chance de usar seu wrestling para incomodar o australiano, empurrado pela torcida da RAC Arena.

Uma tentativa de queda do russo não há certo e ele tenta com joelhada e leva para o clinche. Daí, derrubou o australiano para começar a usar o jogo de solo tradicional dos lutadores do Daguestão, sem dar moleza para o campeão dos penas. O dono do cinturão dos leves foi para as costas e tentou encaixar a finalização, mas acabou desistindo, ainda que seguisse com o rival em posição de tentar finalizar a luta.

No segundo round, mais um começo sem movimentação mas logo Makhachev botou o australiano para baixo, com Volkanovski conseguindo se defender e se livrar do rival. Em novo clinche, boas joelhadas do russo e o lutador da casa se mantinha tentando travar qualquer tentativa do adversário de novo sufoco. Mas ele próprio quase viu a luta ir para outros caminhos quando uma paulada de esquerda pegou em cheio o campeão dos penas e o balançou.

Sorte de Volkanovski que conseguiu sobreviver enquanto Makhachev foi para o nocaute com upper e joelhada no clinche na parte final do segundo round. A estratégia do russo de paciência seguiu no terceiro round, com o campeão peso-leve se soltando com joelhada, chute no corpo e duas boas de esquerda contra Volkanovski, que foi quedado novamente, mas nada aconteceu no chão.

O duelo seguia sendo muito no clinche, mas a parte final do terceiro round viu Volkanovski mais agressivo e indo para a trocação franca, tentando por duas vezes derrubar o russo, que não ficou no chão. As coisas começaram um pouco mais disputadas no quarto round, com os dois começando a se soltar um pouco mais.

Os melhores golpes eram do russo, que controlava fortemente a distância e, numa tentativa de ataque do australiano, Makhachev respondeu com queda e passou a procurar novamente a finalização, sufocando o lutador da casa. Ao ir para as costas, mais uma vez o campeão dos leves se arranjou para a finalização, sendo travado por Volkanovski. Por ser maior que o rival, o lutador do Daguestão conseguia maior imposição no chão, Enquanto o campeão dos penas provocava e falava, Makhachev terminou o round com dificuldades de encaixar o estrangulamento.

O último round teve o russo encaixando mais socos no australiano, com este não respondendo na mesma moeda. Volkanovski, precisando nocautear ou finalizar para vencer, pôs o pé no acelerador, mas encontrava sempre jogos e joelhadas de Makhachev, este indo para mais uma queda, esta sem render o sucesso.

A luta se tornou mais tensa no segundos finais, quando o australiano conseguiu o quase impossível: derrubar Islam Makhachev. Mas o russo logo conseguiu se posicionar melhor e travou o lutador da casa nos segundos finais da luta. Por conta de todo o domínio, o pupilo de Khabib (e Abdulmanap) Nurmagomedov manteve o cinturão peso-leve consigo na decisão dos juízes.

LEIA TAMBÉM

+ José Aldo estreia no boxe com vitória sobre argentino

Yair Rodríguez finaliza e é campeão interino dos penas

O co-main event da noite foi a luta entre Yair Rodríguez e Josh Emmett, valendo o cinturão interino dos penas. Luta esta somente realizada pelo fato do campeão linear da divisão estar lutando no main event pelo título dos leves.

Rodríguez foi quem teve a iniciativa e balançou Emmett com um belo chute no corpo. Com chutes, ‘El Pantera’ conseguiu machucar o rival, que foi para cima e passou a usar de forte agressividade no engajamento ofensivo para contra-atacar o mexicano, que seguia pegando bem e uma potente combinação voltou a balançar o americano, que conseguiu responder na mesma moeda.

Ao final do primeiro round, Emmett conseguiu quedar e ficar por cima de Rodríguez, conseguindo colocar algum ground and pound, ainda que o mexicano conseguisse se defender melhor. O segundo round começa e mais uma vez o mexicano tem melhor iniciativa e força o americano ao contragolpe.

Durante um momento do round, os dois lutadores foram para a trocação franca e Rodríguez continuava usando seus chutes para pontuar contra Emmett, que tentava quedar o rival. Em outro momento, uma cotovelada de ‘El Pantera’ balança o americano, que responde também pegando seus golpes, especialmente ganchos, na esperança de que um deles produzisse um nocaute.

O momento que mudou a luta se deu quando o mexicano aproveitou tentou aproveitar o cansaço de Emmett por conta da estratégia ‘all-in’ para tentar uma joelhada voadora, mas o americano conseguiu quedar o mexicano, que conseguiu entrar na guarda adversária e usou uma saraivada de cotoveladas contra o adversário, que apenas ficava na defensiva. Logo Rodríguez começou a trabalhar a finalização, pegando o americano num triângulo ao qual não resistiu e bateu. Assim, Yair Rodríguez conquistou o cinturão interino dos galos e o segundo título do UFC para o México em dois meses

Brasil 100%

Dois foram os representantes brasileiros no UFC 284, e ambos saíram do octógono da RAC Arena com a mão levantada. Kleydson Rodrigues foi um deles e não precisou sequer de um minuto para vencer Shannon Ross no card preliminar. Sem deixar qualquer espaço para o australiano respirar, o peso-mosca usou todos os golpes que pode para dominar e nocautear com apenas 59 segundos de combate,

A estreia de Elves Brenner no UFC aconteceu no primeiro duelo do UFC 284 enfrentando o russo Zubaira Tukhugov. Colega de treinos de Charles do Bronx, que este em seu córner, o brasileiro teve páreo duro contra um lutador de mais experiência no octógono. Mas conseguir dar conta do recado e soube controlar a luta em vários momentos para vencer na decisão dividida dos juízes.

Resultados UFC 284 – Makhachev x Volkanovski

Card principal

Islam Makhachev venceu Alexander Volkanovski por decisão unânime dos juízes – Makhachev mantém o cinturão dos leves

Yair Rodríguez venceu Josh Emmett por finalização (4:19 do R2) – Rodríguez é o campeão interino dos penas

Jack Della Maddalena venceu Randy Brown por finalização (2:13 do R1)

Justin Tafa venceu Parker Porter por nocaute (1:06 do R1)

Jimmy Crute e Alonzo Menifeld empatam em decisão majoritária dos juízes

Card preliminar

Modestas Buskauskas venceu Tyson Pedro por decisão unânime dos juízes

Joshua Culibao venceu Melsik Baghdasaryan por finalização (2:02 do R2)

Kleydson Rodrigues venceu Shannon Ross por nocaute técnico (0:59 do R1)

Jamie Mullarkey venceu Francisco Prado por decisão unânime dos juízes

Jack Jenkins venceu Don Shains por decisão unânime dos juízes

Loma Lookboonmee venceu Elise Reed por finalização (0:44 do R2)

Blake Bilder venceu Shane Young por decisão unânime dos juízes

Elves Brenner venceu Zubaira Tukhugov por decisão dividida dos juízes

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo