Lutas

UFC 288: Sterling vence Cejudo em luta disputada e mantém cinturão

Divulgação/Instagram Oficial UFC

Mais um evento da principal organização de MMA do mundo rolou neste sábado (6) em Newark (EUA). O UFC 288 foi marcado pela disputa pelo cinturão dos galos entre Aljamain Sterling e Henry Cejudo

Foi uma luta extremamente disputada e sem grandes emoções, mas que viu dois lutadores buscando usar seus melhores habilidades para vencer. Ao final, Sterling levou a melhor na decisão dos juízes e retomou o cinturão.

A luta

Por voltar ao MMA depois de três anos longe, Cejudo adotou postura cautelosa e quase levou chute alto logo no começo da luta. Sterling tentou se aproveitar de um adversário que tentava sentir novamente o ritmo de combate, mas quando o ‘Triplo C’ tentou a queda, conseguiu levar o campeão para o solo, e conseguiu alguma pressão, mas sem finalizar.

Cejudo passou a se soltar mais e a buscar a mais a queda, lidando com a defesa do ‘Funkmaster’, que conseguiu a chance de derrubar o rival no final da primeira parte e encaixar bem uma joelhada e uma cotovelada. No segundo round, o duelo começou novamente morno, mas um chute alto do ex-campeão passou perto.

O ‘Triplo C’ passou a apostar nos chutes e a chamar Sterling para trocação, logo começando a ter maior controle também nos socos. Se mantendo agressivo, Cejudo controlou bem as ações do segundo round até seu final e, no começo do terceiro, voltou a dar perigo, desta vez com uma direita que o campeão respondeu com tentativa de queda.

O ‘Funkmaster’ viu o rival aumentar a pressão e logo tratou de clinchar a luta e levá-la para a grade. Os dois lutadores brigaram por posição clinchados, com o campeão buscando uma queda que não rendeu muito. Logo depois que o clinche é quebrado, mais wrestling de lado a lado, num terceiro round sem muitas emoções a não ser por uma queda do ex-campeão ao seu final.

A luta seguiu para o seu quarto round, com equilíbrio e Cejudo conseguindo encaixar uma boa joelhada, para o campeão responder com bons golpes e tentativa de queda sem sucesso. Mas os socos e chutes começavam a encaixar mais forte, fazendo com o ‘Triplo C’ buscasse mais tentar alguma chance de grappling, que consegue com sucesso, mas sem aproveitar bem.

Tentando se achar diante de um lutador com mais envergadura, Cejudo partiu para ciam no round final apostando em troca de chutes com Sterling. A trocação começava a aparecer de forma mais franca, apesar de não muito contundente. Ao final da luta, Cejudo conseguiu a queda depois de boa sequência de joelhadas e tentativa de chute alto. O ‘Triplo C’ tentou trabalhar alguma coisas, mas sem sucesso. Aljamain Sterling mantém o cinturão na decisão dividida.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

Gilbert Durinho perde e fica longe do cinturão

Na co-luta principal do UFC 288, Gilbert Durinho encarou Belal Muhammad numa rara luta de cinco rounds que não vale cinturão nem é a luta principal. A luta começou estudada, mas logo os dois lutadores partiram para trocação, com o lutador de origem palestina indo bem nos chutes na perna e parando as investidas do brasileiro. Muhammad manteve a postura de apostar nos chutes baixos durante o segundo round, enquanto Durinho tentava se defender das investidas e aplicar combinações.

O brasileiro chegou a aumentar a pressão no final do segundo round e, no terceiro, a luta ficou mais lenta e com algumas vaias. Isso não deteve ‘Remember the Name’ e sua estratégia, que já começava a causar estragos em Durinho, que sentia um problema apontado por seu córner, mas seguiu a luta e buscando responder às iniciativas do rival.

Durinho tentou apostar em uma trocação mais forte no quarto round, mas via o americano de origem palestina passar a controlar a luta de forma mais franca e ser o lutador com maior força ofensiva. Atrapalhado pela lesão, o brasileiro foi tentar uma queda no quinto round, sendo barrado por Muhammad, que voltou a aplicar bons golpes, direcionados ao corpo do rival.

‘Remember the Name’ controlou a luta até o final, frustrando qualquer tentativa do brasileiro de conseguir algum nocaute ‘milagroso’. E, assim, garantiu mais uma vitória, a décima de invencibilidade do palestino, e a chance de lutar pelo cinturão mais próxima.

+ ONE: Demetrious Johnson vence trilogia com brasileiro e segue campeão

Jéssica Bate-Estaca é nocauteada por chinesa

Ainda sonhando em poder lutar pelo título dos palhas, Jéssica Bate-Estaca enfrentou a chinesa Yan Xiaonan, Querendo dominar e resolver as coisas rapidamente, a brasileira partiu para cima sem se importar com qualquer tipo de postura defensiva. O que Xiaonan aproveitou, aproveitando uma tentativa da paranaense para um contragolpe de direita certeiro que derrubou a ex-campeã, para ainda mais alguns socos no chão para dar a segunda vitória seguida sobre uma representante do Brasil para a chinesa.

Os outros brasileiros do UFC 288

Estreante no UFC, Diego Lopes enfrentou Movsar Evloev e não se intimidou diante de um rival invicto no MMA. O brasileiro balançou o russo no começo da luta e até teve a chance de conseguir finalizar ainda no primeiro round. Mas Diego acabou se cansando e permitindo a reação do de Evloev, que conseguiu se impor e, mesmo também quase sendo finalizado no terceiro round, acabou levando a vitória.

De volta após uma longa pausa, Kron Gracie voltou a lutar pelo UFC, onde enfrentou Charles Jourdain. O brasileiro, filho de Rickson Gracie, não teve uma boa atuação diante do canadense, apesar de conseguir em algumas oportunidades levar a luta para o chão, onde é especialista. Jourdain conseguia escapar do controle de Kron e usando bem a trocação para ditar o ritmo da luta. Sem conseguir se impor e colocar o duelo na área em que teria mais sucesso, o brasileiro foi derrotado na decisão dos juízes.

Em luta importante no peso-palha, Virna Jandiroba e Marina Rodriguez se enfrentaram em duelo de brasileiras sonhando com o ‘title shot’. A ‘Carcará’ não tomou conhecimento da compatriota e usou das quedas o quanto pode para neutralizar Marina, que chegou a mostrar uma boa defesa neste quesito e até ir para o ataque no terceiro round. Mas Virna mostrou a força de sua luta no chão para garantir sua segunda vitória seguida.

Primeiro brasileiro a subir no octógono do UFC 288, Cláudio Ribeiro enfrentou Joseph Holmes na abertura do card. Apesar de ter levado alguma pressão no começo da luta, Cláudio conseguiu balançar o rival e quase o venceu ainda no primeiro round. No segundo, uma joelhada do brasileiro derrubou o americano e foi para cima até o final do combate ser decretado e lhe dando a primeira vitória no Ultimate.

Resultados UFC 288 – Sterling x Cejudo

Card principal

Aljamain Sterling venceu Henry Cejudo por decisão dividida dos juízes – Sterling mantém o cinturão dos galos.

Belal Muhammad venceu Gilbert Durinho por decisão unânime dos juízes

Yan Xiaonan venceu Jéssica Bate-Estaca por nocaute técnico (2:20 do R1)

Movsar Evloev venceu Diego Lopes por decisão unânime dos juízes

Charles Jourdain venceu Kron Gracie por decisão unânime dos juízes

Card preliminar

Matt Frevola venceu Drew Dober por nocaute técnico (4:08 do R1)

Kennedy Nzechukwu venceu Devin Clark por finalização (2:28 do R2)

Khaos Williams venceu Rolando Bedoya por decisão dividida dos juízes

Virna Jandiroba venceu Marina Rodriguez por decisão unânime dos juízes

Parker Porter venceu Braxton Smith por nocaute técnico (2:10 do R1)

Ikram Aliskerov venceu Phil Hawes por nocaute (2:10 do R1)

Cláudio Ribeiro venceu Joseph Holmes por nocaute técnico (3:21 do R2)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo