Lutas

UFC 296: Leon Edwards e Alexandre Pantoja mantém cinturões

Leon Edwards derrota Colby Covington no UFC 296 (Foto: Divulgação/Instagram Oficial UFC)

No último pay-per-view de 2023, o UFC 296 tomou conta da noite de sábado (16) em Las Vegas, com duas disputas de cinturão como destaques,

Divulgação/Instagram Oficial UFC

No último pay-per-view de 2023, o UFC 296 tomou conta da noite de sábado (16) em Las Vegas, com duas disputas de cinturão como destaques, uma delas a do brasileiro Alexandre Pantoja

Pantoja conseguiu manter o título dos moscas ao dar uma ‘aula’ de chão a Brandon Royval. Já Leon Edwards pouco sofreu diante de Colby Covington e conseguiu também a manutenção de seu título dos meio-médios.

A luta

O main event do UFC 296 foi a decisão do título dos meio-médios entre Leon Edwards e Colby Covington. Com a torcida a seu favor, o ‘Chaos’ tentou ditar o ritmo da luta, mas os primeiros minutos foram de muito estudo e poucos golpes. Edwards começou a ir bem com o passar do round, ao acertar combinações e parar as quedas do americano.

No segundo round, Covington tentou alguma coisa nos primeiros momentos, mas não mostrava nada do lutador com energia quase ‘infinita’ que os fãs do Ultimate estão acostumados. O campeão, por sua vez, também demorou para mostrar serviço, com um chute alto sendo o primeiro momento de empolgação dos fãs durante a luta.

Depois de tomar ‘bronca’ do córner, o ‘Chaos’ tentou ir para cima no terceiro round e até foi para buscar uma queda, mas defendida por Edwards. O inglês seguia controlando a luta, mesmo vendo uma tentativa de queda terminar com o americano no topo. E teria o principal momento da luta até então, com um chute alto que fez o ‘Chaos’ ir para trás e abrir a chance do ‘Rocky’ o derrubar, se levantando em seguida.

No quarto round, Covington novamente foi para tentar a queda e Edwards por pouco não aproveitou para pegar na guilhotina. Em outra tentativa de queda, esta depois de combinação, o ‘Chaos’ botou o inglês contra a grade. O americano parecia a começar a se tornar mais disposto a lutar e a tentar buscar levar a luta para o solo e reverter a vantagem do campeão.

O último round se iniciou com Edwards ainda mantendo o ritmo e Covington não repetindo o mesmo ritmo do quarto round, sendo derrubado pelo inglês e vendo o campeão tentar armar um triângulo. Este foi defendido pelo ‘Chaos’, que conseguiu inverter a posição e passar os minutos finais do UFC 296 por cima. Sem praticamente fazer nada, o americano apenas esperou que tal atitude convencesse os juízes em lhe dar a vitória. Em vão, o ‘Rocky’ levou para casa o titulo e manteve o cinturão dos meio-médios consigo.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Alexandre Pantoja dá ‘sufoco’ em Royval e mantém título dos moscas

Alexandre Pantoja foi para a defesa de seu cinturão dos moscas no co-main event, fazendo a revanche com Brandon Royval. O brasileiro começou em cima, tentando quedas e buscando trocar forte com o americano, mas passaria a cadenciar o ritmo. Pantoja chegou para uma queda, mas não conseguiu a posição ideal para atacar. Royval lutava para se defender e não deixar aberta qualquer chance para o campeão, que quase ao final do primeiro round teve chance de finalizar.

O segundo round começou na trocação franca, mas logo Pantoja botou para baixo. Por cima, o brasileiro tentou alguma coisa, como se colocar na posição do crucifixo, mas preferiu apenas ficar no topo ao invés de arriscar algo, no qual foi advertido por duas vezes pelo árbitro. No final, quando ambos voltaram a ficar em pé, uma ‘patada’ do campeão balançou o desafiante, que por pouco não acabou derrotado.

No terceiro round, o campeão novamente teve a chance quedar e conseguiu. Ficando novamente por cima, o brasileiro controlou o ritmo mas Royval foi para a reversão e logo a luta voltou a ficar em pé. Já sentido o ritmo forte da luta, Pantoja via o americano crescer e uma joelhada quase complicou a sua vida, mas se recuperando a ponto de, mais uma vez, encaixar o takedown.

O ritmo do brasileiro voltou a se tornar mais forte no quarto round, com nova queda e tentativa de katagatame. Apesar de não fechar a posição, Pantoja praticamente fez o americano sofrer durante esta parte do duelo, mas vendo o desafiante reverter nos segundos finais para encaixar boas cotoveladas. Tudo foi para o quinto e último round, em que este começou com Royval partindo de vez para o ataque e Pantoja respondendo na mesma moeda.

Mas o campeão conseguiu nova queda e passou a não dar mais sossego até o fim da luta. Rovyval tentava escapar, mas o brasileiro foi superior de todos os jeitos no chão durante os cinco rounds do combate. E isso foi suficiente para Alexandre Pantoja manter o cinturão dos moscas.

Promessas derrotam veteranos

No card principal do UFC 296, duas lutas envolveram lutadores que são promessas da organização contra veteranos rodados. Uma delas foi a entre Shavkat Rakhmonov e Stephen Thompson. O cazaque, um dos meio-médios em ascensão no Ultimate, mostrou logo a que veio no primeiro round, já dominando e tentando acessar o clinche contra um ‘Wonderboy’ que procurava se acertar mais na trocação. Na segunda parte da luta, Thompson buscava se defender da queda, mas o cazaque conseguiu controlar e só teve o trabalho de buscar a posição certa, encaixar a finalização e vencer a 18ª luta de sua carreira profissional.

Outra promessa a conseguir a vitória foi Paddy Pimblett. O ‘Baddy’ enfrentou outro veterano do octógono, Tony Ferguson, e não fez talvez a sua melhor luta da carreira. O lutador, que é a grande aposta da organização de criar outro ídolo para o Reino Unido, começou indo ao ataque mas logo levaria a luta para o solo e ali faria a sua vida no duelo, não deixando espaço para o ‘El Cucuy’ reagir e dar ao ex-campeão interino dos leves a sexta derrota consecutiva.

Ariane Lipski ‘salva’ Brasil no card preliminar

O Brasil teve três atletas no card preliminar do UFC 296 e apenas Ariane Lipski saiu com a vitória, numa luta na qual mostrou o motivo de ser chamada de ‘Rainha da Violência’ contra Casey O’Neill. A brasileira teve um primeiro round de puro domínio em pé e se defendendo bem as tentativas de queda da escocesa. No segundo round, Ariane mandou uma paulada que derrubou O’Neill. No chão, foi para o ground and pound de inicio, mas quando achou o caminho da finalização, pegou na chave de braço e venceu.

Encarando uma ex-desafiante ao cinturão em Irene Aldana, Karol Rosa fez o possível para poder sair do octógono com a vitória, principalmente ‘castigando’ a perna da mexicana com uma série de chutes na perna da rival. Mas Aldana conseguiu a partir da segunda metade do duelo crescer e impor vários socos no rosto da brasileira. Ao final, a estratégia de Karol não rendeu o resultado desejado.

Já Lucas Almeida sofreu diante de Andre Fili. Primeiro brasileiro a lutar no evento, o sorocabano não conseguiu se impor diante do ‘Touchy’ e foi presa fácil deste. Ainda no primeiro round, levaria um belo soco de direita que resultaria em sua derrota por nocaute.

Resultados UFC 296 – Edwards x Covington

Card principal

Leon Edwards venceu Colby Covington por decisão unânime dos juízes – Edwards mantém cinturão dos meio-médios

Alexandre Pantoja venceu Brandon Royval por decisão unânime dos juízes – Pantoja mantém cinturão dos moscas

Shavkat Rakhmonov venceu Stephen Thompson por finalização (4:56 do R2)

Paddy Pimblett venceu Tony Ferguson por decisão unânime dos juízes

Josh Emmett venceu Bryce Mitchell por nocaute (1:57 do R1)

Card preliminar

Alonzo Menifeld venceu Dustin Jacoby por decisão unânime dos juízes

Irene Aldana venceu Karol Rosa por decisão unânime dos juízes

Cody Garbrandt venceu Brian Kelleher por nocaute (3:42 do R1

Ariane Lipski venceu Casey O’Neill por finalização (1:18 do R2)

Tagir Ulanbekov vencey Cody Durden por finalização (4:25 do R2)

Andre Fili venceu Lucas Almeida por nocaute técnico (3:32 do R1)

Shamil Gaziev venceu Martin Buday por nocaute técnico (0:56 do R2)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo