Lutas

UFC 299: Sean O’Malley vence revanche com Marlon Vera e mantém cinturão

Sean O'Malley manteve o cinturão dos galos (Foto: Divulgação/UFC)

Neste sábado, o UFC 299 ocorreu na cidade de Miami (EUA), com muitas lutas de peso, forte presença brasileira e a disputa pelo cinturão dos galos

Divulgação/UFC

Neste sábado, o UFC 299 ocorreu na cidade de Miami (EUA), com muitas lutas de peso, forte presença brasileira e a disputa pelo cinturão dos galos entre Sean O’Malley e Marlon Vera, fazendo a revanche

O duelo foi quase um ‘passeio’ de ‘Suga’ em cima do rival, que havia o vencido no primeiro combate. O americano dominou do começo ao fim o duelo com tranquilidade e não teve problemas para manter consigo o título da categoria.

A luta

O combate principal do UFC 299 começou bastante estudado. Os chutes foram a principal arma de Vera e O’Malley nos primeiros minutos de luta, sem muita intensidade neste. Coube a ‘Chito’ tentar uma boa esquerda, que passou perto do ‘Suga’. O estilo dos dois lutadores era bastante ‘espelhado’ , apesar do campeão ter conseguido criar alguma coisa ofensivamente ao final do primeiro round,

‘Suga’ passou a ter mais volume no início do segundo round, principalmente chutando a panturrilha do desafiante e mandando bem nos jabs. Mais veloz na postura e movimentação pelo octógono , o campeão era quem ditava o ritmo e usava melhor das combinações de jabs para frustrar Vera, que levava golpes e aguentava forte a pressão do rival.

O terceiro round iniciou com o equatoriano indo para cima. Chutes na perna e buscando mais encurtar a distância a fim de forçar um ainda tanto cauteloso O’Malley a partir para a trocação franca, o que o americano não estava disposto a fazer, mantendo bem a distância e sendo forte no jogo de pés para impedir os avanços de Vera, que até teve um bom momento no final do round ao conseguir colocar uma direita para assustar o ‘Suga’.

Uma joelhada voadora de início assustou O’Malley, mas o quarto round também se mostrou como os outros, com o campeão mantendo o ritmo e sem demonstrar qualquer perda de ritmo. Mas Vera, obrigado a partir para cima, investiu em mais agressividade, pegando bem com socos e joelhada. Logo o duelo passava a ter mais trocação franca entre os dois, com Vera aguentando forte a pressão do campeão e vice-versa, ainda sem grandes golpes até o momento,

No quinto round, um bom golpe de O’Malley pegou Vera, mas o equatoriano resistiu e se mantinha mais em postura defensiva diante de um ‘Suga’ que já começava a sentir que o cinturão seguia como seu. A lutra voltaria a ficar aberta nos minutos finais, tanto que o americano sentiu um golpe de ‘Chito’ que até o fez ficar sentado no octógono após o fim da luta. Ainda assim, toda a sua atuação foi suficiente para manter consigo o cinturão dos galos

Para saber tudo sobre o UFC, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Poirier derrota sensação francesa

O co-main event da noite reuniu um dos lutadores mais amados pelos fãs de MMA, Dustin Poirier, contra a sensação francesa Benoit Saint-Denis. E o ‘Diamond’ por pouco não aproveitou uma tentativa de double leg do francês para pegar na guilhotina sem sucesso. O primeiro round foi muito intenso, com os dois lutadores indo para cima e buscando encaixar vários golpes. O francês teve o melhor desempenho especialmente no chão, onde teve várias chances de buscar finalizar a luta.

Um upper certeiro de Poirier no segundo round mandou o francês para o chão e nova guilhotina foi tentada pelo americano, que viu Saint-Denis escapar e ir para a montada, escapando com certa dificuldade do domínio do rival. O ‘Diamond’ virou alvo dos golpes do francês, buscando achar uma maneira de deter a pressão de ‘BSD’.

Quando uma combinação levou mais uma vez Saint-Denis para o chão por poucos momentos, Poirier apostou em nova tentativa de finalizar. Sem desperdiçar a chance, o americano pegou bem com a direita para, desta vez, conseguir uma importante vitória e renascer no peso-leve.

Joelhada brutal nocauteia Gilbert Durinho

Único brasileiro do card principal do UFC 299, Gilbert Durinho encarou o australiano Jack Della Maddalena, e rapidamente foi para buscar a queda e tentar usar seu jiu-jítsu contra o rival, mas Dell Maddalena conseguiu se defender bem e levar a luta para cima. O primeiro round foi basicamente disputado em pé, com os dois lutadores procurando encaixar bem os seus golpes.

No segundo round, Durinho foi novamente tentar levar o australiano para o chão. Depois, uma cotovelada do brasileiro pegou bem em Della Maddalena. O ex-desafiante ao cinturão era o mais ativo ofensivamente da segunda parte da luta, buscando encaixar melhor seus golpes em pé e não encontrando muitas dificuldades para encontrar um modo de quedar o adversário, chegando a no final desta parte conseguir a montada e buscar algum espaço para finalizar.

Della Maddalena conseguiu complicar bem o brasileiro no terceiro round com boa combinação aproveitando tentativa de chute baixo de Durinho, que respondeu levando a luta para o chão e tentando procurar alguma coisa. Quando o brasileiro teve a chance de ir para as costas e tentar encaixar uma finalização, o australiano reverteu a posição e encaixou uma joelhada certeira no brasileiro, que sentiu e passou a ser alvo de vários golpes até o árbitro intervir e encerrar a luta com a vitória do australiano sobre o brasileiro.

Os brasileiros no card preliminar

Cinco brasileiros estiveram presentes no card preliminar do UFC 299. Jailton Malhadinho enfrentou Curtis Blaydes, com o brasileiro já indo desde o começo investindo nas quedas para incomodar o americano. ‘Razor’ procurava se defender bem do ímpeto de Malhadinho durante o primeiro round, este bastante disputado no solo. O segundo round começou com Blaydes partindo com tudo para o ataque e, quando Jailton procurava quedar o americano, ‘Razor’ aplicou um belíssimo soco e, com o adversário no solo, bateu forte no ground and pound até a lutar ser interrompida.

Diante da promessa Mateusz Gamrot, Rafael dos Anjos chegou a ter a chance de fechar a luta logo no primeiro round com uma joelhada que balançou o polonês e uma paulada que resultou em knockdown. Gamrot, no entanto resistiu, se recuperou e dominaria os dois rounds restantes, especialmente, no chão, para conseguir a vitória e impor o segundo tropeço seguido ao veterano ex-campeão.

Pedro Munhoz foi buscar contra Kyler Phillips a sua reabilitação após perder para Marlon Vera. O peso-galo tentou mostrar logo serviço, levando o rival para o solo no começo do combate. Munhoz quase viu a luta parar no final da primeira verte e conseguindo até equilibrar as coisas no segundo round, mas não conseguiu se impor na parte final e acabou derrotado.

Em seu duelo contra Ion Cutelaba, Philipe Lins veio para tentar manter a série invicta no Ultimate. O combate foi bastante disputado desde o seu começo, com Lins buscando mais a trocação e usando bem dos chutes na perna, que deixaram marcas no lutador da Moldávia, que não conseguiu lidar com a estratégia do brasileiro e o viu vencer na decisão dos juízes.

Primeiro brasileiro a pisar no octógono no UFC 299, Michel Pereira voltou a dar o tradicional show daquele que muitos chamam de ‘Paraense Voador’. E nem precisou suar para vencer Michael Oleksiejczuk, aplicando um belo chute e um soco no abdome que abalaram o polonês e o fizeram conseguir a finalização com 61 segundos de luta. Assim, o ‘Demolidor’ chegou a sua sétima vitória seguida.

Resultados UFC 299 – O’Malley x Vera 2

Card principal

Sean O’Malley venceu Marlon Vera por decisão unânime dos juízes – O’Malley mantém o cinturão dos galos,

Dustin Poirier venceu Benoit Saint-Denis por nocaute (2:32 do R2)

Michael Page venceu Kevin Holland por decisão unânime dos juízes

Jack Della Maddalena venceu Gilbert Durinho por nocaute técnico (3:43 do R3)

Petr Yan venceu Song Yadong por decisão unânime dos juízes

Card preliminar

Curtis Blaydes venceu Jailton Malhadinho por nocaute técnico (0:36 do R2)

Maycee Barber venceu Katlyn Cerminara por decisão unânime dos juízes

Mateusz Gamrot venceu Rafael dos Anjos por decisão unânime dos juízes

Kyler Phillips venceu Pedro Munhoz por decisão unânime dos juízes

Philipe Lins venceu Ion Cutelaba por decisão unânime dos juízes

Michel Pereira venceu Michal Oleksiejczuk por finalização (1:01 do R1)

Robelis Despaigne venceu Josh Parisian por nocaute (0:18 do R1)

Asu Albamaev venceu CJ Vergara por decisão unânime dos juízes

Joanne Wood venceu Maryna Moroz por decisão dividida dos juízes

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo