Lutas

UFC 302: Makhachev sofre, mas finaliza Poirier e segue campeão

Islam Makahchev e Dustin Poirier lutam no UFC 302 (Foto: Divulgação/Instagram UFC)

Neste sábado (1/6), a cidade de Newark (EUA) recebeu o octógono mais famoso do mundo, com a realização do UFC 302.

Divulgação/Instagram UFC

Neste sábado (1/6), a cidade de Newark (EUA) recebeu o octógono mais famoso do mundo, com a realização do UFC 302. A principal atração da noite foi a luta valendo o cinturão dos leves, entre Islam Makahchev e Dustin Poirier

O combate foi mais apertado e equilibrado do que se imaginava, diante da já conhecida dominância do russo. Mas, no quinto round, assim que teve a chance, pegou a finalização e conseguiu manter consigo o cinturão dos 70kg.

A luta

Makhachev foi ao ataque e logo encaixou uma esquerda, a qual Poirier respondeu, mas acabou fazendo com que o russo logo levasse a luta para o chão. Em seu habitat natural, o campeão dominou e logo foi para a kimura, depois perdendo a posição e indo para as costas do ‘Diamond’, onde logo se colocou para tentar finalizar, novamente sem sucesso. O americano procurava se defender de todas as formas das investidas do russo, que até flertou com chave de braço na primeira parte da luta.

No começo do segundo round, Makhachev catou a perna de Poirier e o levou ao chão, mas o americano se levantou. O russo tentou e não conseguiu outra queda e logo a luta passou a ser mais de trocação, com ambos indo bem com seus socos. Quem tinha mais intensidade em pé era o campeão, que tentou uma combinação e levou a luta para grade, mas o desafiante conseguiu inverter a posição. A luta passou a se tornar mais acirrada nos momentos finais e o ‘Diamond’ conseguiu encaixar uma boa esquerda sentida por Makhachev, que respondeu com takedown.

Mas, no terceiro round, a sina dominadora do campeão voltou e, após uma série de cotoveladas, o russo pegou no clinche e derrubou o americano. No chão, Makhachev trabalhou a finalização o quanto pode, foi para a montada, mas Poirier conseguiu usar a grade para escapar do jugo do russo e logo ambos foram para a trocação. Incentivado pela torcida, o ‘Diamond’ foi para a pressão e a parte final viu dois lutadores indo com tudo em pé nos socos.

A trocação seguiu sendo a tona do começo do quarto round. Makhachev deu um belo gancho no corpo de Poirier, este indo para a combinação em seguida. A luta se mantinha mais em pé, mas quando o russo o prensou contra a grade, trabalhou forte para quedar e conseguir, mas o americano inverteu e se levantou. O ‘Diamond’ passou a bater forte na direção das costelas do campeão, que respondeu tentando levar a luta para grade e investindo em uma guilhotina.

No quinto e decisivo round, mais trocação e Poirier parecia se mostrar um pouco mais solto do que Makhahcev, apesar da luta se mostrar bastante equilibrada. Ao conseguir a queda, o ‘Diamond’ tentou resistir, mas o russo foi para a guilhotina. Quando o americano escapou, abriu espaço para o ‘D’Arce Choke’ do campeão, que encaixou e forçou o rival a bater, conseguindo a defesa de cinturão e a talvez vitória mais difícil de sua carreira.

+ Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Sean Strickland vence luta apertada com Borrachinha

O co-main event da noite teve Paulo Borrachinha e Sean Strickland se enfrentando em luta-chave na categoria dos médios. O brasileiro inicia bem com os chutes, buscando incomodar Strickland, que tentava achar um modo de buscar conter a iniciativa do mineiro, que tentava usar os socos para aumentar ainda mais o incômodo ao ‘Tarzan’. O primeiro round teve pouca movimentação ofensiva de impacto.

Os chutes na perna seguiam sendo a dieta do brasileiro no segundo round. Strickland demorou para se achar, mas assim que foi ao ataque, deu trabalho para Borrachinha, usando bem as combinações e tentando defender os chutes do mineiro. O ex-campeão, notando uma certa perda de espaço do adversário, aumentou a pressão usando bem a direita na parte final do round.

No terceiro round, mais chutes baixos de Paulo Borrachinha, mas Strickland aumentou sua pressão e teve duas boas de direita que atormentaram o brasileiro. Mesmo cansado, o mineiro seguia usando da pressão para buscar o incômodo no adversário, mas o americano controlou o duelo nesta parte e teve um bom uppercut nos segundos finais,

O americano seguiu controlando a luta no quarto round, agora sem se expor tanto ofensivamente ao brasileiro. Strickland defendia bem os chutes baixos e, mesmo sem avançar com maior ímpeto que nos rounds anteriores, tinha maior controle e não via Borrachinha responder com contundência em busca do nocaute.

Indo para o tudo ou nada, Paulo Borrachinha foi para cima no quinto round e conseguiu encaixar bons socos. Strickland, que já administrava mais o resultado, via o brasileiro ir para cima e aumentar a pressão nos jabs. O americano demorou a responder e os minutos finais foram de tensão entre as partes. Ambos foram para a briga relativamente franca e o ‘Tarzan’ quase teve a chance de decidir tudo com uma série de socos e um chute alto ao qual o mineiro bloqueou. Ao final, o ex-campeão levou para casa a vitória na decisão dividida. E, após a luta, decidiu deixar de lado por alguns segundos a tradicional entrevista pós-luta para tietar Donald Trump, que assistiu ao UFC 302.

Jailton Malhadinho finaliza e André Mascote tem vitória apertada

Abrindo o card principal, Elizeu Capoeira encarou Randy Brown para embalar dentro do UFC. O brasileiro fez o que pode, buscando impor seu jogo de forma cautelosa diante de um rival que buscava ser mais ativo. O melhor momento de Elizeu veio no segundo round, com um direto que abriu espaço para quedar o jamaicano e tentar a finalização por duas vezes, sem a conseguir. Brown cresceu no terceiro round, incomodou o brasileiro e conseguiu a vitória.

César Almeida veio para sua segunda luta no UFC enfrentando o russo Roman Kopylov no fechamento do card preliminar do UFC 302. ‘Cesinha’ não teve uma noite das melhores contra seu rival e tentou por várias maneiras atacar o rival, que conseguiu impor melhor seu jogo no octógono para obter a vitória

Em busca de reabilitação, Jailton Malhadinho enfrentou a Alexandr Romanov e voltou às vitórias em grande estilo e do jeito ao qual se acostumou a terminar lutas: finalizando. O peso-pesado conseguiu implementar seu jogo desde o primeiro minuto, encurtando a distância e quedando o lutador da Moldávia. Ali, conseguiu as costas e tentou colocar o mata-leão. Romanov tentou defender o quando pode, mas acabou vendo o brasileiro ajustar bem e teve que bater em desistência.

André Mascote, em sua primeira luta após sofrer a polêmica mordida em sua estreia, abriu o UFC 302 encarando Mitch Raposo. A luta não teve grandes emoções e teve o brasileiro conseguindo chegar melhor com seus golpes, com um chute baixo chegando a derrubar o americano. Raposo chegou a equilibrar as ações, mas não o suficiente para evitar a derrota para o brasileiro

Resultados UFC 302 – Makhachev x Poirier

Card principal

Islam Makhachev venceu Dustin Poirier por finalização (2:42 do R5) – Makhachev mantém o cinturão dos leves

Sean Strickland venceu Paulo Borrachinha por decisão dividida dos juízes

Kevin Holland venceu Michal Oleksiejczuk por finalização (1:34 do R1)

Niko Price venceu Alex Morono por decisão unânime dos juízes

Randy Brown venceu Elizeu Capoeira por decisão unânime dos juízes

Card preliminar

Roman Kopylov venceu César Almeida por decisão dividida dos juízes

Jailton Malhadinho venceu Alexandr Romanov por finalização (2:27 do R1)

Grant Dawson venceu Joe Solecki por decisão unânime dos juízes

Jake Matthews venceu Phil Rowe por decisão unânime dos juízes

Bassil Hafez venceu Mickey Gall por decisão unânime dos juízes

Ailin Pérez venceu Joselyne Edwards por decisão unânime dos juízes

André Mascote venceu Mitch Raposo por decisão dividida dos juízes

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo