Alex Poatan já tem sua próxima luta definida. Nesse sábado (18), durante a exibição do UFC 311, foi anunciado que o brasileiro já terá compromisso em março na luta principal do UFC 313, a ser disputado em Las Vegas.
Poatan terá como rival o russo Magomed Ankalaev, em luta que vale o cinturão dos meio-pesados, atualmente de posse do brasileiro. O combate já era especulado e desejado há muito tempo, por conta da situação de ambos dentro da divisão até 93kg do Ultimate.
O brasileiro era tido para enfrentar o russo no final de 2024, mas o UFC preferiu que o campeão defendesse seu cinturão diante de Khalil Rountree, tendo vencido uma luta por vezes complicada enquanto que o agora desafiante solidificou sua posição ao vencer Aleksandar Rakic.
Ankalaev já vinha fazendo campanha para enfrentar Poatan e provocando o brasileiro, que respondia na mesma moeda. Tanto que, em postagem recente nas redes sociais, chegou a sugerir que não enfrentaria o russo, indicando a possibilidade de outro rival ou até mesmo subir aos pesos-pesados, o que vem sendo cogitado há algum tempo.
Mas com o fato do Ultimate estar buscando colocar em ação Jon Jones e Tom Aspinall na unificação dos títulos, a ascensão do brasileiro à divisão máxima do MMA deve ficar para depois, com isto deixando para o UFC 313 mais uma chance de se solidificar como o grande nome da divisão e do esporte no moment.
Além da luta entre Poatan e Ankalaev, o co-main event do UFC 313 também foi oficializado. O neozelandês Dan Hooker enfrentará o americano Justin Gaethje em luta que pode valer o posto de próximo desafiante ao cinturão dos leves. Por isto, o duelo será realizado em cinco rounds ou invés dos três designados para lutas que não são as principais ou valem título.