Geral

UFC: Jon Jones consolida reinado nos pesados em 2024, mas futuro segue indefinido

Jon Jones recebe o cinturão do UFC (Foto: Divulgação/Instagram Oficial UFC)

O ano de 2024 para Jon Jones foi de muitas dúvidas sobre o futuro de sua carreira no MMA e se até ele lutaria novamente pelo UFC.

Divulgação/Instagram Oficial UFC

O ano de 2024 para Jon Jones foi de muitas dúvidas sobre o futuro de sua carreira no MMA e se até ele lutaria novamente pelo UFC. Mas ‘Bones’ não apenas lutou, mas venceu Stipe Miocic com autoridade, manteve o cinturão dos pesados e deu mais um passo para se consagrar como um dos maiores de todos os tempos do MMA.

Mas que também o envolveu em uma controvérsia com o sistema antidoping do Ultimate, do qual conseguiu se safar e mirar um 2025 no qual poderá fazer algumas das principais lutas de sua vida.

Vai lutar?

Originalmente, Jones e Miocic deveriam ter se enfrentado em novembro de 2023, mas uma lesão de ‘Bones’ acabou adiando a luta para o ano seguinte. E, mesmo assim, houve quem acreditasse que a luta não aconteceria por diversos motivos;

Os questionamentos não iam apenas para o campeão dos pesados, mas para seu desafiante e também a viabilidade e interesse de tal combate, já que haviam outros lutadores da divisão prontos para lutar. A insistência de Dana White e do próprio Jon Jones em querer o duelo acabou vencendo tais desconfianças.

E lutou

Enfim, novembro chegou e o UFC 309, realizado em Nova York, teve Jon Jones e Stipe Miocic finalmente se encontrando no octógono. Com o desafiante há mais tempo parado e bem mais veterano, pertencia ao campeão o favoritismo amplo para o combate do Madison Square Garden.

Isso foi provado por Jones, que praticamente não teve o menor problema durante o duelo contra Miocic. Uma vitória fácil e dominante que o fez seguir dono da divisão dos pesados, aumentando ainda mais seu cacife

+ Conor McGregor viveu 2024 de problemas e indefinições; relembre

Aposentadoria ou não?

Uma das grandes narrativas do período da luta e pós-UFC 309 foi a de que Jones anunciaria sua aposentadoria das lutas dependendo do resultado do combate contra Miocic. Logo depois do combate, no entanto, a resposta de ‘Bones’ não indicou que estaria disposto a encerrar a carreira.

Se Jon Jones quiser seguir lutando, terá que entrar em um momento no qual terá de escolher qual o caminho de sua vida no MMA. E duas opções, ambas as quais o lutador tem interesses opostos, surgem na mira do campeão dos pesados para 2025.

Aspinall ou Poatan

Desde antes mesmo da luta contra Miocic, Jon Jones foi interpelado em várias ocasiões sobre a possibilidade de encarar o campeão interino dos pesados, o inglês Tom Aspinall. Na maioria das vezes, desdenhou de tal chance e afirmou que ‘não via interesse’ em encarar o jovem rival pelas mais variadas razões.

E quem seria o rival desejado por ‘Bones’? Alex Poatan, campeão dos meio-pesados. Para o americano, o brasileiro é quem acrescentaria maior legado a sua carreira antes de parar de lutar, mas isto não caiu bem com Dana White, que reiterou em várias oportunidades que Jones e Aspinall irão se enfrentar ainda em 2025. Isto, porém, dependerá de negociações e de quanto o americano pedirá para o chefe para viabilizar tal luta.

Confusão com o antidoping

Mas Jon Jones não pode passar sem ter suas confusões. No começo do ano, o lutador foi envolvido em uma polêmica com funcionários da DFSI, que coordena o sistema antidoping do Ultimate, quando teve que coletar amostras para um exame.

Uma das integrantes do grupo, Crystal Martínez, acusou Jones de ter agido de forma agressiva e de ameaçar os funcionários da DFSI presentes em sua residência, até mesmo pegando o celular da funcionária durante a discussão. Houve investigação e, nesta, o lutador não foi implicado em crimes que poderiam lhe colocar na prisão ou até problemas maiores e o caso acabou arquivado.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo