A etapa de Itabirito (MG) da Internacional Chaoyang Estrada Real teve as provas de XCO, o cross country olímpico, neste sábado (30). Na categoria Elite (profissionais), as vitórias ficaram com Hercília Najara, atleta da Estilo Ventura / Trek Brasil e Ulan Galinski, ciclista da Caloi. A competição é organizada pela Avelar Sports e vale pontos para os rankings olímpico e mundial.
No masculino, os atletas deram oito voltas, enquanto as mulheres rodaram seis vezes ao redor do percurso. Cada volta tinha 3,95 km. Os trajetos tiveram ainda uma start lap de 1,4 km, que serviu para dispersar os pelotões, que largaram praticamente juntos. A altimetria máxima das provas chegou a 124 metros. Ulan completou a prova em 1h26m06s318, enquanto Hercilia concluiu em 1h21m41s582.
Ulan arranca no fim, e Hercília vence com sobras
Entre os homens, a corrida foi mais equilibrada. Mário Couto e Gustavo Xavier. No entanto, aos poucos, Ulan Galinski, Luiz Cocuzzi e José Gabriel Marques, os três principais ciclistas brasileiros de MTB da atualidade, dispararam na frente, alternando-se na ponta. O trio ficou por cerca de 40 minutos bem à frente dos demais, disputando roda a roda a liderança.
Na reta final, Ulan disparou e ficou com o primeiro lugar, enquanto José Gabriel e Cocuzzi completaram em 1h27m00s465 e 1h27m35s791. Eles são atletas das equipes Oggi e Audax, respectivamente. Vencedor do XCC da sexta-feira (29), o australiano Sam Fox pareceu sentir a parte física e ficou em quarto lugar por quase toda a prova. No entanto, seu pneu furou na última volta e ele não concluiu a prova.
“Eu sabia que era um percurso duro. Tive muito tempo para poder errar e analisar a prova. Vi logo que o austaliano Sam Fox estava sofrendo muito. Também tentei deixar os caras com dúvida, sem saber se eu estava sofrendo ou não. No final, arranquei para cima deles e fui feliz”, comentou Ulan, que ficou em segundo lugar na última sexta-feira.
No naipe feminino, Hercília Najara largou bem e teve uma disputa emocionante com Luiza Cocuzzi até a metade da prova, quando a mineira arrancou e ficou com o primeiro lugar. A paulista, atleta da Houston Bike, acabou terminando apenas em sétimo. O pódio teve ainda Liege Walter (sem equipe), com 1h22m39s104, e Ana Laura Oliveira de Moraes, da Audax, com 1h23m48s475.
“Hoje eu me vi em 2019, quando estive aqui pela primeira vez. Essa é uma das minhas pistas favoritas, pelo nível técnico. Tem que ser muito tático para ganhar aqui. É uma pista dura. Realizei meu sonho de vencer pela primeira vez aqui em Itabirito”, destacou a ciclista.
Mais etapa de Itabirito
Além das provas do Elite, o sábado teve outras 31 corridas, incluindo categorias como PCD, amador, veterano e Júnior. A etapa de Itabirito volta neste domingo (31), com provas de XCM, a maratona. Os atletas do Elite terão um trajeto de 58 km. A Internacional Estrada Real Chaoyang de 2024 teve sua primeira etapa em Arcos, entre 8 e 10 de março, e será concluída em Ouro Branco, durante 17 a 19 de maio.
Para checar todos os resultados da etapa de Itabirito, clique aqui