Futebol

Único tetracampeão mundial: Confira a carreira vitoriosa de Zagallo na Seleção Brasileira e nos clubes

Zagallo (Fotos: Lucas Figueiredo/CBF)

Lenda do futebol brasileiro e mundial, Mário Jorge Lobo Zagallo morreu na noite de sexta-feira (5), aos 92 anos, no Rio de Janeiro

Fotos: Lucas Figueiredo/CBF

Lenda do futebol brasileiro e mundial, Mário Jorge Lobo Zagallo morreu na noite de sexta-feira (5), aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Velho Lobo foi um dos grandes do esporte, como jogador e técnico. Amou como poucos a Seleção Brasileira e fez muito por ela, conquistando títulos e marcando seu nome no Brasil e no mundo do futebol.

+ LEIA MAIS

Único tetracampeão mundial, nenhuma seleção de futebol conquistou tantos títulos como ele só. Tem com a Seleção Brasileira, quatro Copas do Mundo, como jogador, técnico e coordenador, além de inúmeros títulos com clubes brasileiros, como Botafogo, Vasco, Flamengo.

Zagallo nasceu em Atalaia (AL), mas foi muito cedo para o Rio de Janeiro, aos oito meses de idade e lá na Tijuca, iniciou a sua carreira mais que vitoriosa, seja no futebol ou fora dele. Zagallo conta que iniciou sua relação com a amarelinha durante o Maracanazzo. Aos 18 anos serviu o Exército, e no dia da final da Copa do Mundo de 1950, estava fazendo a segurança do Estádio no jogo Brasil x Uruguai.

Iniciando como garoto na base, passou por América e Flamengo, onde iniciou como profissional atuando como ponta-esquerda. No Rubro-Negro, foi campeão carioca trêz vezes seguidas, 1953 a 1955.

Dois anos depois, Velho Lobo se sagrou campeão com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1958, a primeira do país. Fez gol na grande final, com o resultado de 5×2 em cima da Suécia. Em 62, conquistou mais uma taça do Mundial. Entre essas conquistas, saiu do Flamengo e foi campeão com a camisa do Botafogo, e dois anos depois, se aposentou e virou treinador do Glorioso.

Na Copa de 70, Zagallo conquistou a taça comandando o Brasil. O elenco que montou, tendo Pelé e vários grandes nomes do futebol, é considerada por muitos, como a melhor seleção do mundo. Fora o título conquistado, o jeito de jogar encantou todo mundo. Em 1994, foi tetracampeão com o Brasil, sendo coordenador técnico.

Zagallo jogou por Flamengo e Botafogo, treinou Fluminense e Vasco. Conquistou muitos títulos, como sete pelo Cruzmaltino. Passou por Bangu e times de fora, como: as seleções de Kwait, Emirados Árabes e Arábia Saudita, além do clube Al Hilal, onde atualmente joga Neymar. Ainda comandou o Rubro-Negro em 2001, conquistando mais um título. Fechou a carreira na Copa do Mundo em 2006.

Mestre Velho Lobo Zagallo (Foto: Arquivo/CBF)

+ Para saber tudo sobre Futebol, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

FRASE ICÔNICA E SUPERSTIÇÃO COM NÚMERO 13

Até quem não acompanha futebol deve conhecer a frase: ‘Vocês vão ter que me engolir’. Essa frase célebre de Zagallo foi dita por ele em 1997, após conquistar a Copa América, diretamente para os críticos da Seleção e de seu trabalho com a amarelinha.

A superstição de Zagallo com o número 13 é muito especial. Sempre fazia brincadeiras como comparar Brasil e Argentina soltando: ‘Brasil campeão tem 13 letras, e Argentina vice também’. Relacionou o número também para a esposa: ‘O 13 veio aliado à minha esposa, quer era devota de Santo Antônio [celebrado em 13 de junho], sinônimo de fé’.

Durante a vacinação da Covid-19, brincou novamente com a numeração e apoiou a vacinação da população brasileira: ‘Dose de reforço tem 13 letras’.

Zagallo Eterno tem 13 letras, e assim como o número que ficou famoso e representa muito para ele, Velho Lobo está marcado na história do Brasil e de cada fã de futebol.

Zagallo (Photo by KIM JAE-HWAN/AFP via Getty Images)
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo