Após uma quinta-feira (10) bastante cheia devido a várias convocações feitas por seleções que irão disputar a Copa do Mundo no Qatar entre os próximos dias 20 de novembro e 18 de dezembro, como Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Marrocos, Polônia e Portugal, foi a vez do Uruguai divulgar quais jogadores irão representar o país no principal evento de futebol do planeta. O técnico Diego Alonso confirmou os 26 atletas que irão defender os bicampeões mundiais nas próximas semanas.
No último dia 21 de outubro, o treinador da Celeste Olímpica divulgou uma lista prévia com 55 jogadores e a relação final sairia destes nomes, espalhados pela América e pela Europa. O Uruguai chega ao Mundial com dois grupos bem destacáveis. O primeiro é composto pelos jogadores que conquistaram a Copa América em 2011, como o goleiro Fernando Muslera, o zagueiro Diego Godín e os atacantes Edinson Cavani e Luis Suárez, que certamente irão disputar sua última Copa, com chances também de participarem dos últimos jogos com a camisa do país. O segundo grupo é formado por um forte grupo de talentos espalhados pelo futebol brasileiro, argentino, uruguaio e grandes clubes europeus, como o caso do zagueiro Ronald Araújo, o meia Federico Valverde e o atacante Facundo Pellistri.
Diego Alonso assumiu o comando técnico no início deste ano de 2022 após a saída de Óscar Tabárez por causa do grande risco do Uruguai não se classificar pelo desempenho ruim nas Eliminatórias até então. Alonso manteve as principais e históricas referências, mas também foi importante para dar espaço para alguns jovens jogadores que melhoraram o nível de atuação da equipe, que garantiu a classificação sem grandes sustos. Nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Uruguai terminou na terceira colocação com 28 pontos, atrás apenas dos invictos Brasil e Argentina.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.
Na Copa do Mundo, o Uruguai está no Grupo H, ao lado de Portugal, Gana e Coreia do Sul. A estreia celeste será na quinta-feira (24), às 10h da manhã, contra os sul-coreanos no Education City Stadium. Em seguida, os portugueses serão os oponentes às 16h da segunda-feira (28), no Lusail Iconic Stadium, e o encerramento na fase de grupos será contra os ganeses ao meio-dia da sexta-feira, dia 2 de dezembro, no Al Janoub Stadium.
Lista de convocados
Goleiros – Fernando Muslera (Galatasaray/TUR), Sergio Rochet (Nacional/URU) e Sebastián Sosa (Independiente/ARG).
Defensores – Ronald Araújo (Barcelona/ESP), Martín Cáceres (Los Angeles Galaxy/EUA), Sebastián Coates (Sporting/POR), José María Giménez (Atlético de Madrid/ESP), Diego Godín (Vélez Sarsfield/ARG), Mathías Olivera (Napoli/ITA), José Luis Rodríguez (Nacional/URU), Guillermo Varela (Flamengo/BRA) e Matías Viña (Roma/ITA).
Meio-campistas – Rodrigo Bentancur (Tottenham/ING), Giorgian de Arrascaeta (Flamengo/BRA), Nicolás de la Cruz (River Plate/ARG), Lucas Torreira (Galatasaray/TUR), Manuel Ugarte (Sporting/POR), Federico Valverde (Real Madrid/ESP) e Matías Vecino (Lazio/ITA).
Atacantes – Agustín Canobbio (Athletico Paranaense/BRA), Facundo Pellistri (Manchester United/ING), Edinson Cavani (Valencia/ESP), Maximiliano Gómez (Trabzonspor/TUR), Darwin Núñez (Liverpool/ING), Luis Suárez (Nacional/URU) e Facundo Torres (Orlando City/EUA).
Técnico – Diego Alonso.