Nesta sexta-feira (7), o Corinthians foi informado pela casa de apostas VaideBet de que rompeu o contrato de patrocínio máster com o clube de forma unilateral.
O contrato anunciado no início do ano prometia o pagamento de R$ 370 milhões ao Corinthians até 2026, com o clube ganhando aproximadamente R$ 66 milhões desde janeiro. O clube alfinetou a empresa pelo desmembramento em nota.
Para romper o contrato, a empresa usou a cláusula anticorrupção. A decisão foi tomada depois que a Polícia Civil abriu uma investigação sobre a possibilidade de repassar uma parte do valor de comissão do acordo a uma empresa supostamente “laranja”.
O Corinthians e a casa de apostas agora vão discutir o pagamento de uma multa de dez por cento do valor restante do contrato – aproximadamente R$ 30 milhões. A VaideBet pode se negar a pagar o clube porque entendeu que a rescisão foi justificada.
A diretoria alvinegra foi informada pela casa de apostas no dia 27 passado de que estava sendo prejudicada pelos eventos recentes e que tinha o direito de rescindir o contrato. A empresa afirmou no comunicado que “a conexão do nome da VaideBet com o presente escândalo envolvendo a diretoria do Corinthians e a intermediadora torna a presente relação contratual excessivamente onerosa para o patrocinador, na medida que vincula a marca a uma situação negativa, causando desprestigio, potencial prejuízo e risco de baixo retorno do investimento realizado na entidade desportiva”.
O escândalo ao qual a VaideBet se refere é o escândalo relatado pelo “Blog do Juca Kfouri”, no qual a empresa responsável pela intermediação do contrato de patrocínio, a Rede Social Media Design, supostamente repassou uma parte do valor recebido em comissão a uma empresa “laranja” chamada Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda. Ela estaria falando em nome de uma mulher chamada Edna Oliveira dos Santos, que morava na cidade de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, e que nem sequer sabia da existência da mesma.
Leia nota da VaideBet:
“A VaideBet informa que exerceu nesta sexta-feira (7) a rescisão do contrato de patrocínio com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde o início de abril a marca acompanha e solicita esclarecimentos sobre as suspeitas levantadas, tendo já realizado reuniões, comunicações formais e notificação extrajudicial. Diante das explicações apresentadas sem nenhuma resolutividade, a VaideBet lamentavelmente se vê obrigada a tomar tal atitude.
A marca avalia que não se pode manter a parceria enquanto pairar sobre o acordo qualquer suspeita em relação a condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais. Só a dúvida, no crivo ético da marca, já é suficiente para determinar a rescisão – que foi exercida pela VaideBet suscitando cláusulas do contrato que protegem direitos da marca nessa decisão.
A VaideBet lamenta pelo fim de uma parceria que deveria ter durado no mínimo três anos e agradece, pelo carinho e pelo respeito, à imensa e apaixonada torcida do Corinthians, que diariamente sustenta a história e os valores da instituição.”