O uruguaio Federico Valverde, do Real Madrid, poderá passar por uma sanção criminal devido a agressão a Álex Baena, do Villarreal, no último sábado (08), após o jogo entre as equipes válido pela LaLiga. Em entrevista ao jornal espanhol “As”, Jorge Vaquero, que foi assessor jurídico da Federação Espanhola de Futebol e da FIFA, destacou que as punições a Valverde poderão ultrapassar a esfera esportiva.
— O Valverde poderá sofrer sanção econômica, esportiva e até criminal, dependendo do órgão que assumir o conhecimento e resolução do caso. As sanções, se o Artigo 94 for aplicado, geralmente variam entre um mês e dois anos. Por outro lado, no artigo 69.º não estão indicados para que haja liberdade de ação — disse Jorge Vaquero, que atualmente dirige o V Escritório Jurídico Desportivo.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Além disso, Vaquero destacou também que Valverde poderá ser enquadrado nas duas esferas, tanto no âmbito penal quanto no esportivo. Desta forma, além de desfalcar o Real Madrid em alguns jogos da temporada, o jogador uruguaio poderia ainda ter que cumprir pena com base nas leis da Espanha.
— Pode ser o caso de impor sanções em ambas as esferas (penal e esportiva) em atenção aos diferentes bens jurídicos protegidos por elas. Porque a esfera criminal procura proteger a integridade física de todos os cidadãos e repreender comportamentos que a afetem, já a esfera esportiva assenta na integridade das competições — disse Vaquero, que completou.
— Na necessidade de banir este tipo de condutas antidesportivas e na obrigação de penalizar os seus responsáveis, para que, por um lado, sirva de exemplo aos restantes concorrentes para que tais condutas não se proliferem prejudicando a imagem do esporte. E, por outro lado, que a integridade da competição não seja afetada pela participação de quem venha a ser responsável por um ato digno de reprovação da comunidade desportiva — finalizou Vaquero.
De acordo com a imprensa espanhola, Federico Valverde teria agredido Álex Baena após o jogo do último sábado (08). O uruguaio esperou a movimentação dos jogadores do Villarreal até o ônibus da equipe, procurou Baena e acertou um soco no rosto do adversário. O motivo da agressão teria sido a provocação do jogador do Villarreal em uma partida realizada em janeiro.
Na ocasião, Valverde passava por um drama familiar devido ao risco que sua esposa enfrentava na gravidez. Sabendo disso, Baena teria dito no campo”chore agora, porque seu filho não vai nascer”. A gestação da esposa de Valverde segue de maneira normal.