— Continua depois da publicidade —
A Federação de Futebol da Espanha anunciou nesta terça-feira (17) o afastamento do árbitro de vídeo Iglesias Villanueva e do assistente Isidro Díaz de Mera por erro grave na utilização do VAR.
O afastamento da equipe de vídeo no jogo Cádiz x Elche, disputado na última segunda-feira (16) e válido pela temporada 2022/23 de La Liga ocorreu devido à um erro grave durante revisão de um lance fatal no resultado final do jogo.
Aos 36 minutos do segundo tempo, Villanueva e Isidro Díaz não revisaram o gol marcado por Ezequiel Ponce, aos 36 minutos do segundo tempo.
O jogador citado estava em posição de impedimento no início da jogada, mas o árbitro de campo (Carlos del Cerro) não recebeu orientação da equipe do VAR, provocando a validação de um erro claro e manifesto.
Este gol acabou sendo decisivo no resultado final da partida e o Cádiz permaneceu na zona de rebaixamento, em 18º lugar na tabela de La Liga, com apenas 16 pontos. O Elche possui cinco pontos.
¿¿¿PERO ESTO QUÉ ES???
¡¡¡ERROR GRAVÍSIMO DEL VAR!!!
Hay un CLARÍSIMO fuera de juego en el gol del Elche al Cádiz. pic.twitter.com/dSNDx4cRti
— Fran Martínez (@LaLigaenDirecto) January 16, 2023
VAR ganha holofote na reta final de La Liga
Iglesias Villanueva é um dos árbitros mais requisitados do futebol espanhol e participou da última Supercopa da Espanha, na Arábia Saudita. No entanto, a suspensão possui efeito imediato e Villanueva está cortado de Levante x Atlético de Madrid. Enquanto isso, Isidro Díaz não apitará mais Villarreal x Real Madrid.
Além disso, o Comitê Técnico de Árbitros da Espanha divulgou uma nota oficial e recomentou à implementação do sistema de impedimento semiautomático “da forma mais breve possível”. O instrumento foi utilizado na Supercopa da Espanha e será usado na final da Copa do Rei.
Por enquanto, La Liga sai atrás de outras ligas europeias, como por exemplo o Campeonato Italiano, que utilizará a nova tecnologia do VVAR a partir do segundo turno da atual temporada.
