O volante Souza e o meia-atacante Alex Teixeira estão de volta ao Vasco. Os dois jogadores revelados em São Januário possuem um acordo com o Cruzmaltino para voltarem a vestir a camisa do clube ainda em 2024 – a partir do dia 10 de julho, quando abre a janela de transferências. A informação foi divulgada pelo jornalista Lucas Pedrosa, do SBT.
Ambos os jogadores, por sinal, são pedidos de Philippe Coutinho para acertar com o Vasco. Sendo assim, o meia-atacante teve todas as suas exigências atendidas pelo clube – motivo que deixa-o cada vez mais próximo de ser anunciado. Os três atletas foram revelados pelo Vasco e possuem uma amizade muito forte, dentro e fora de campo.
Souza, de 35 anos, ainda possui contrato vigente com o Istanbul Basaksehir, da Turquia, até 2025. No entanto, possui a rescisão de contrato encaminhada para retornar ao Vasco no segundo semestre de 2024. O volante aceitou uma redução salarial para vestir novamente as cores do seu clube de coração.
Do outro lado, Alex Teixeira retorna ao Vasco, que, por sinal, foi o último clube do jogador. O meia-atacante deixou o Cruzmaltino no fim de 2023, após uma passagem apagada, mas com participações importantes, principalmente na Série B de 2022. Assim como Souza, Alex também deve ter uma redução do salário em comparação ao que recebia na última passagem pelo Cruzmaltino.
Souza e Alex Teixeira assinam contrato com o Vasco até o fim de 2024, conforme a informação do jornalista Lucas Pedrosa. Os atletas já estão no Rio de Janeiro e treinam juntos na Barra da Tijuca. O anúncio do clube deve ser feito em breve.
Situação de Philippe Coutinho
Como citado anteriormente, as contratações de Souza e Alex Teixeira eram as únicas exigências de Coutinho restantes para o jogador retornar ao Vasco da Gama. Portanto, agora a decisão está nas mãos do meia para aceitar a proposta feita pelo clube nas últimas semanas, em reunião com o presidente Pedrinho.
Segundo Lucas Pedrosa, o único detalhe ainda não resolvido, envolvendo Philippe Coutinho e Vasco, é o tempo de contrato que será aceito pelo atleta e seu estafe. A tendência é que seja parecido com o de Souza e Alex – até o fim de 2024, com opção de renovação para 2025.
Além da contratação dos jogadores, Coutinho exigiu ao Vasco a inclusão do instituto do jogador (Instituto Philippe Coutinho) no contrato, além de manifestar interesse em ter uma marca própria e ter um time competitivo ao seu lado.
O meia-atacante, de 32 anos, entende que seu retorno ao Brasil, nesta idade, é justamente com o intuito de entregar um futebol de alto nível em gratidão ao Vasco e, para isso, precisa de companhia – o que explica as contratações de Souza e Alex Teixeira, que são jogadores da confiança de Coutinho e podem entregar resultados em campo.