Vasco
Vasco celebra centenário dos Camisas Negras e lança manifesto
— Continua depois da publicidade —
O Vasco celebrou o centenário dos Camisas Negras, time lendário, formado por negros, mulatos, comerciários e operários, que foi responsável pelo primeiro título carioca da história do clube em 1923. Um espetacular vídeo foi divulgado nas redes sociais do clube para ratificar o compromisso e a luta pela igualdade, o respeito e a inclusão em todas as esferas.
O Vasco convoca os seus torcedores para que enviem sugestões de temas a serem discutidos com o objetivo de que “a luta continue nos #Próximos100anos”. O objetivo é conhecer novos assuntos que a torcida gostaria que o Vasco se engajasse.
– O Vasco tem a tradição de olhar para suas origens e buscar soluções que solidifiquem, dentro da identidade do clube, nosso presente e nosso futuro. Ações como este manifesto resgatam a essência do cruz-maltino. O Vasco é diferente, é pioneiro, é do povo. Essas são características que sempre vamos priorizar, acima de tudo. O Vasco permeia o dia a dia, extrapola o futebol, e isso o torna um clube único no mundo”, disse Luiz Mello, CEO do clube carioca.
+ Embalado por goleada, Vasco enfrenta o Nova Iguaçu, em Brasília, pelo Carioca
O manifesto divulgado pelo Vasco:
No ano do centenário de nossa luta contra o preconceito, vamos reafirmar o compromisso que nasce com todo vascaíno.
Quando vestir a nossa camisa, lembre-se de que nós somos a história. Foram as mãos calejadas e o suor de vascaínas e vascaínos que não apenas construíram juntos nosso estádio, mas também escreveram em nossa alma o destino de lutar por um mundo mais justo.
Quando olhar para a faixa em nosso peito, orgulhe-se de tudo o que ela representa. Ser Gigante é entender que nossa paixão vai muito além das 4 linhas, é um ideal por igualdade em todas as esferas. É bem-vindo em nossa casa aquele que tem o Vasco no coração, sem distinção.
Nossa Cruz de Malta é a bússola que nos mostra que nosso destino é a coragem.
Coragem de navegar com novos ventos sem nunca deixar de lado os nossos princípios. O futebol é a alma do povo, e ele pertence a todos – no Rio, no Brasil e no mundo. Em São Januário ou no Maracanã, lutaremos por esse ideal até o fim.
O Vasco é a esperança de um amanhã melhor, que nos dá forças para lutar hoje. Construiremos este futuro juntos, lado a lado. Conquistaremos nossas vitórias como um só, dentro e fora de campo, sem temer nada nem ninguém. Por isso bata no peito e se orgulhe de quem somos, estaremos juntos nos próximos 100 anos, de cabeça erguida, para vencer a desigualdade.
Quando o desafio parecer grande demais, mostre a eles que nunca estaremos sozinhos. Porque eu sou nós, e nós somos o Vasco!