O fim da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro preocupou os torcedores do Vasco. Apesar da equipe cruzmaltino estar bem colocada, em 11º, a distância para a zona de rebaixamento, em pontos, tem diminuído a cada rodada que passa. O Vasco, no atual momento, está com 24 pontos, quatro a mais que o primeiro time dentro do Z4, o Fluminense.
Além da redução de pontos para a zona de rebaixamento, outro ponto que é evidenciado a cada jogo que passa é a necessidade de reforços por parte do Vasco. O elenco do Cruz-Maltino é limitado, principalmente no setor defensivo. Sem João Victor, zagueiro que ainda se recupera de lesão, o sistema defensivo da equipe não passa confiança ao torcedor.
Maicon e Léo não conseguem passar um jogo sem sofrer gols. Contra o RB Bragantino, na última rodada, São Januário ecoou com vaias destinadas ao zagueiro Léo. Não havia sequer um torcedor que não vaiasse o jogador. As vaias eram uma mistura de insatisfação com Léo e um pedido de um substituto.
O torcedor do Vasco, angustiado e traumatizado com os últimos anos, quer ter um 2024 tranquilo, sem ter que chegar na última rodada brigando para não cair, como na última temporada. Para isso acontecer, reforços precisarão chegar. Talvez jogadores que não cheguem para resolver, mas sim para amenizar.
A prioridade, acima de tudo, deve ser um zagueiro. Sem SAF, a situação financeira do clube é um empecilho para contratações. Desta forma, é provável que o Cruz-Maltino busque reforços por empréstimo ou a custo zero. O torcedor não quer saber como os reforços chegaram, mas sim quando.
Rafael Paiva fala sobre possíveis reforços
O treinador do Vasco, Rafael Paiva, foi questionado após o empate contra o RB Bragantino sobre a necessidade de reforços na equipe e se existe um setor mais necessitado de contratações. Na opinião do comandante, o elenco do Vasco possui muita qualidade, mas reforços serão bem-vindos.
— A gente reflete muito sobre jogadores e sobre o mercado, a gente sabe que essa movimentação é importante. A gente busca o que o mercado tem de melhor. Negociação nunca é simples, é complexa sempre. Mas primeiro temos que potencializar o grupo que a gente tem. Acho que tem muita qualidade no Vasco — iniciou Paiva.
Em seguida, o treinador deixou claro que a parte de reforços é foco da diretoria do Vasco.
— A gente conversa sempre, mas deixo essa parte de negociação para a diretoria. Lógico que a gente está sempre analisando, refletindo, vendo, mas a responsabilidade é do Marcelo, do Pedrinho. O que posso contribuir é desenvolver o que a gente já tem. E esperançoso para chegar jogadores. Vão agregar muito, mas também trabalhar com a base, que é importante — explicou.
Por fim, Rafael Paiva disse que qualquer posição pode ser reforçada no Cruz-Maltino, não sendo somente a zaga. O importante é que o reforço chegue para qualificar o grupo.
— Eu acho que vai muito do nível de jogador que a gente quer. Jogador qualificado em qualquer posição será bem-vindo. Não só na zaga. O que a gente coloca na balança é o quanto a gente já tem um parecido ou já tem na base. Em todas as posições a gente nunca fecha (os olhos). Se vier para somar, qualificar o grupo, será muito bem-vindo — finalizou o treinador.