Na noite dessa segunda-feira (28), em São Januário, o Vasco bateu o Bahia por 3 a 2 e subiu duas posições na tabela do Campeonato Brasileiro. Com 43 pontos, o Cruzmaltino chegou ao nono lugar, ultrapassando o Atlético Mineiro. Desde que o técnico Rafael Paiva reassumiu o comando, em junho, o time é o quarto em pontos ganhos no Brasileirão, com 36. Em 21 partidas, são dez vitórias, seis empates e cinco derrotas.
Com uma atuação primorosa de Payet, que marcou dois gols pela primeira vez em uma partida pelo clube, os vascaínos dominaram o primeiro tempo e abriram uma vantagem de 3 a 0. Uma das melhores atuações da equipe no ano. O outro tento foi anotado por Emerson Rodríguez, aproveitando rebote de Puma.
Ainda no fim da primeira etapa, o Tricolor de Aço diminuiu com Luciano Rodríguez. Após falha na defesa, os visitantes chegaram ao segundo gol com Ademir e por pouco não empataram. Léo Jardim operou um milagre na cabeçada de Ratão e contou com a sorte no rebote quando a bola bateu nos pés do atacante e foi direto para a linha de fundo.
Embora o rendimento tenha caído no segundo tempo, o Vasco soube marcar bem e criar algumas boas chances. Rayan quase fez o quarto em uma cabeçada que passou rente a trave de Marcos Felipe. O meio de campo formado por Mateus Carvalho, Puma e Galdames, que há muito não atuava, deu conta do recado. Houve também a estreia do garoto Maxsuel Alegria, entrando para completar o ataque no fim.
Com os três pontos assegurados, o Vasco confirmou sua dominância como mandante na temporada. Em São Januário, foram 21 jogos disputados neste ano, com treze vitórias, sete empates e apenas uma derrota, sofrida para o Criciúma, em abril. A equipe marcou 40 gols e sofreu 22, alcançando a ótima marca de 73% de aproveitamento em casa.
Depois de uma sequência de oito jogos sem vencer, o Cruzmaltino emendou resultados positivos em casa, vencendo Cuiabá e Bahia. No momento, a sexta colocação no campeonato é do São Paulo, com 51 pontos, oito a mais que o Vasco. Com sete partidas a serem disputadas, a equipe de Rafael Paiva ainda pode ‘beliscar’ uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.
Mesmo que não chegue ao G-6, é possível que mais um espaço no torneio esteja disponível, caso os brasileiros (Botafogo e Cruzeiro) vençam as finais continentais e ampliem a parte de cima da tabela para um G-8. O Gigante da Colina não disputa a maior competição da América do Sul desde 2018, quando foi eliminado na fase de grupos.