Couto Pereira. Quando o torcedor vascaíno escuta o nome do estádio passa lembranças na cabeça, seja positivas ou negativas. E nesta quinta-feira, o Vasco volta a enfrentar o Coritiba no estádio, às 19h, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Em 2011, o Vasco conquistou seu último título de expressão no Couto Pereira: a Copa do Brasil. Naquele ano, o Cruz-Maltino venceu o Coritiba por 1 a 0 no jogo de ida, em São Januário. O gol foi marcado por Alecsandro. No jogo da volta foi ao Couto Pereira e perdeu por 3 a 2, mas pelo critério de gol fora de casa, faturou o caneco.
No entanto, foi ao inferno. O Cruz-Maltino amargou um rebaixamento no Couto Pereira. Após empate por 0 a 0 com o Coritiba, foi rebaixado pela terceira vez na história. A equipe terminou o Campeonato Brasileiro em 18º lugar, com 41 pontos, a dois do Figueirense, primeiro colocado fora da zona de rebaixamento.
A última vez que Coritiba e Vasco se enfrentaram no Couto Pereira foi em 2021. Um empate por 1 a 1. Germán Cano, hoje no Fluminense, abriu o placar para o Cruz-Maltino, enquanto Léo Gamalho empatou para o Coxa.