Vasco e Fortaleza se enfrentam nesta terça-feira (21), às 21h30, em São Januário. A partida é válida pela terceira fase da Copa do Brasil. Após um empate sem gols no Castelão, as equipes decidem a classificação no jogo de volta. Caso o empate no placar permaneça no tempo normal, haverá decisão por pênaltis. Na segunda fase, o Vasco passou pelo Água Santa (SP), enquanto o Fortaleza superou o Retrô (PE).
+ Álvaro Pacheco será o terceiro técnico português na história do Vasco
+ Álvaro Pacheco desembarca no Rio de Janeiro para assumir o comando do Vasco
Na última partida que disputou, em 12 de maio, o Vasco encerrou um jejum de cinco jogos sem vencer. Ao bater o Vitória por 2 a 1, com boa atuação de Payet, o Cruzmaltino recuperou a confiança e deixou o Z-4 do Brasileirão. Durante a paralisação do futebol no Brasil, o clube passou por mudanças significativas: contratou um novo treinador e rompeu com a 777 Partners, empresa dona da SAF vascaína. As transformações podem servir de combustível para o Gigante da Colina evoluir dentro de campo e conseguir melhores resultados.
O Fortaleza vem de um empate heróico conquistado fora de casa contra o Boca Juniors, pela Copa Sul-Americana. Antes disso, havia empatado também com o Botafogo na sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão do Pici chegou ao Rio de Janeiro com desfalques importantes para o jogo contra o Vasco. Cinco atletas não viajaram com o grupo: Brítez, Calebe, Lucas Sasha, Pedro Rocha e Renato Kayzer. Para buscar a classificação, o Fortaleza terá de quebrar um tabu importante. O Tricolor de Aço nunca venceu o Cruzmaltino no Rio de Janeiro.
+ Para saber tudo sobre o Vasco da Gama, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
RETROSPECTO
Na história do confronto, o Vasco leva vantagem. Em 19 partidas disputadas, são oito vitórias do Cruzmaltino, contra quatro do Leão do Pici. As equipes empataram em sete oportunidades. Foram 22 gols marcados pelos cariocas e 17 pelos cearenses. Nos últimos cinco jogos, dois triunfos do Fortaleza, um do Vasco e dois empates.
FICHA DO JOGO
Vasco x Fortaleza – Jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil
Local: Estádio São Januário – Rio de Janeiro, RJ
Data: 21/05/2024
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR), Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Wagner Reway (DF)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Vasco: Léo Jardim, João Victor, Maicon, Léo, Lucas Piton, Sforza, Galdames, Payet, Adson, David e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Fortaleza: João Ricardo, Tinga, Kuscevic, Titi, Bruno Pacheco, Yago Pikachu, Hércules, Pedro Augusto, Pochettino, Imanol Machuca e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
ONDE ASSISTIR
SporTV e Premiere
PALPITES
Leonardo Young, setorista do Vasco:
“Embora a fase não seja das melhores, os vascaínos têm motivos para acreditar na classificação. A equipe demonstrou uma melhora no último jogo do Brasileirão, contra o Vitória. A boa notícia foi a partida de Payet, que acrescentou muito ao time e deu duas assistências. Além do craque francês, o artilheiro Vegetti continua deixando seus gols e contribuindo para o Cruzmaltino. A expectativa é de um jogo equilibrado, que deverá ser decidido nos detalhes.”
Palpite: Vasco 1 x 0 Fortaleza
Gabriel Miranda, setorista do Vasco:
“O Vasco retornará a campo para enfrentar um Fortaleza motivado após empate na Copa Sul-Americana. Porém, as duas equipes têm tido dificuldades nos últimos jogos. Será um confronto interessante. O trunfo vascaíno pode ser o retorno Adson, que surge como opção de lado de campo para dar mais velocidade e agressividade ao ataque”.
Palpite: Vasco 1 x 0 Fortaleza
Luca Young Yáñez, setorista do Vasco:
“Com a chegada do novo técnico, há uma repaginada no clube. A vitória no último jogo deixou os últimos resultados negativos para trás. Vejo o Vasco mais focado para enfrentar o Fortaleza em São Januário após o empate sem gols no jogo de ida”.
Palpite: Vasco 2 x 1 Fortaleza
Thammy Luciano, setorista do Fortaleza:
“O segundo duelo entre Vasco e Fortaleza pela Copa do Brasil não será fácil para o Leão do Pici. Apesar de viver uma boa fase e lidar bem com decisões, o Fortaleza perdeu a oportunidade de conquistar a vantagem em casa e agora, se quiser avançar, terá que quebrar um tabu em São Januário e superar pela primeira vez o Vasco fora de casa”.
Palpite: Vasco 1 x 2 Fortaleza
Raphael Tavares, setorista do Fortaleza:
“De um lado, um clube que atravessa um momento caótico fora de campo e que pode atrapalhá-lo dentro das quatro linhas, onde não tem desempenhado muito bem. Acredito em um jogo em que o Vasco terá que sair e deverá sofrer com os contra-ataques do Fortaleza, que vem de um empate histórico (contra o Boca Juniors na Bombonera) e pode ganhar ainda mais moral na temporada.”
Palpite: Vasco 0 x 2 Fortaleza