Jogar na casa do adversário nunca é uma tarefa fácil. Aguentar a pressão da torcida rival e impor seu jogo em um gramado diferente do que está acostumado são fatores decisivos para uma partida. O São Paulo sabe muito bem disso quando se trata do Allianz Parque.
Inaugurada em 2014 após a Copa do Mundo, a casa do rival, Palmeiras, já foi palco de diversos capítulos da história recente do Tricolor, alguns alegres e outros nem tanto. O estádio traz emoções distintas para o torcedor do Soberano, sendo as negativas um pouco mais do que as positivas.
Isso se deve pois o retrospecto do clube no Allianz Parque é negativo, 11 derrotas em 19 partidas jogando no estádio, sendo a última partida um verdadeiro trauma para a torcida que acompanhou o jogo.
Os primeiros de Allianz Parque
As primeiras partidas do São Paulo na casa do rival tiveram resultados extremamente negativos para o Clube da Fé, com direito a goleadas sofridas e gols marcantes do adversário, como a batida de cobertura de Dudu.
Nos dois primeiros jogos entre Palmeiras e São Paulo no estádio, o time da casa venceu pelos placares de 3 a 0 e 4 a 0 sucessivamente, jogando um balde de água fria na torcida Tricolor.
Os placares das partidas acabaram premeditando o início complicado da trajetória do São Paulo jogando no estádio, pois foram sete derrotas consecutivas em pleno Allianz Parque.
O primeiro ponto conquistado pelo Tricolor na casa do adversário aconteceu somente em 2019, entretanto, foi um momento marcante na história recente do clube.
Em partida válida pela semifinal do Paulistão, o São Paulo conseguiu segurar o empate no placar de 0 a 0 e conseguiu se classificar nos pênaltis para a grande decisão, batendo o rival por 5 a 4 nas cobranças.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
A primeira vitória
Pouco tempo depois, aconteceu o primeiro grande resultado positivo para o Tricolor no Allianz Parque. Pelo Campeonato Brasileiro de 2020, a equipe que ainda era comandada por Fernando Diniz visitou o Palmeiras na briga pelo título.
A campanha ficou marcada com a primeira vitória do São Paulo na casa do rival, quando o clube bateu o Palmeiras pelo placar de 2 a 0, com os gols de Reinaldo e Vitor Bueno. A vitória deu início a uma sequência positiva do clube na casa adversária.
Em 2021, sob o comando de Hernán Crespo, o Tricolor venceu o Palmeiras pelo placar de 1 a 0 no Paulistão, e 2 a 0 no Brasileirão, mas desta vez sob o comando de Rogério Ceni.
Da alegria ao trauma e reação
O retrospecto que estava se tornando positivo teve uma grande pedra em seu caminho, que deixou marcas negativas no clube. Na grande decisão do Paulistão de 2022, São Paulo e Palmeiras disputaram o primeiro título da temporada.
O jogo da ida aconteceu no Morumbi e foi uma verdadeira festa para a torcida são paulina, vitória pelo placar de 3 a 1 com direito a festa nas arquibancadas. Entretanto, o que ninguém imaginava aconteceu, uma derrota traumática no jogo da volta, 4 a 0 para o time da casa, dando o título ao Palmeiras.
A derrota marcante abalou a estrutura do clube, que vinha de boa fase, mas quis o destino que o confronto voltasse a acontecer, dessa vez pela Copa do Brasil de 2022. Assim como foi no Paulistão, jogo da ida no Morumbi e a volta no Allianz Parque.
Em casa, o São Paulo venceu pelo placar de 1 a 0 e precisava de apenas um empate para se classificar. No retorno, o Palmeiras vencia por 2 a 0 até Calleri marcar o único gol do Tricolor e levar a decisão aos pênaltis, onde o São Paulo levou a melhor por 4 a 3.
Derrota amarga no Allianz contra um adversário curioso
Em 2023, o São Paulo jogou as quartas de final do Campeonato Paulista como mandante no Allianz Parque, isso aconteceu por um acordo feito entre o Tricolor e o Palmeiras por conta dos shows da banda Coldplay, que aconteceram no Morumbi durante duas semanas.
O adversário foi o Água Santa, surpresa do campeonato. O esperado era um show de bola do São Paulo e uma classificação relativamente tranquila para a semifinal, no entanto, o Tricolor sofreu com os desfalques durante a partida, destaque para a lesão de Galoppo, e foi derrotado nos pênaltis para o time de Diadema.
Retorno ao estádio rival
A partida de amanhã será o retorno do São Paulo ao estádio desde a fatídica eliminação precoce para um time relativamente inferior. Assim como aconteceu em 2022, o São Paulo leva a vantagem do placar mínimo para o confronto.
Quem vencer a eliminatória estará classificado para a semifinal da Copa do Brasil de 2023, onde o São Paulo busca conquistar a inédita conquista em sua história.