Mais Esportes

Vela brasileira conhece seus atletas em Santiago 2023

O evento que definiu os representantes nacionais foi a II Copa Brasil de Vela de Praia, realizado em Arraial do Cabo, RJ.

No último domingo, dia 4, foram definidas as últimas vagas da equipe brasileira de vela para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

O evento que definiu os representantes nacionais foi a II Copa Brasil de Vela de Praia, realizado em Arraial do Cabo, RJ.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), contou com a participação de atletas de todo o país.

As vagas nas classes ILCA 6, ILCA 7, Snipe, Lightning e iQFOil foram preenchidas após as provas realizadas no litoral fluminense.

Os nomes dos atletas que representarão o Brasil em Santiago 2023 são: Juliana Duque e Rafa Martins (Snipe), Thomas Summer, Ana Barbachan e Larissa Juk (Lightning), Bruno Fontes (ILCA 7), Gabriella Kidd (ILCA 6), Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis (Fórmula Kite), Mateus Isaac e Bruna Martinelli (IQFoil), Marco Grael e Gabriel Simões (49er), Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX) e Samuel Albrecht e Gabriela Sá (Nacra 17).

“A equipe brasileira de vela possui atletas de destaque, incluindo campeões olímpicos e pan-americanos, além de finalistas em competições internacionais”.

”O grupo é experiente e todos estão se preparando muito bem em suas respectivas classes”, afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago acontecerão de 20 de outubro a 5 de novembro, na raia de Algarrobo, no Chile.

Na edição de Lima 2019, o Brasil conquistou nove medalhas na vela, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze, garantindo o título de campeão geral da modalidade.

Com a vaga já confirmada, faltava definir quais atletas seriam os representantes nacionais em Santiago 2023.

A II Copa Brasil de Praia consagrou o catarinense Bruno Fontes, medalhista de prata em Lima 2019, como o vencedor do campeonato na classe ILCA 7.

“Estou feliz em representar o Brasil pela terceira vez nos Jogos Pan-Americanos e defender minha medalha de prata”.

”É uma grande honra e continuarei treinando para buscar o pódio para o nosso país”, disse Bruno Fontes, de 43 anos.

Foto: Gabriel Heusi

Na classe Snipe, a dupla baiana Juliana Duque e Rafael Martins confirmou o favoritismo e garantiu a vaga em Arraial do Cabo (RJ).

Atuais bicampeões nacionais e medalhistas em Lima 2019, eles enfrentaram uma rotina intensa de treinos, incluindo a campanha olímpica de 470 misto.

“Ficamos muito felizes! Esta é a segunda vez consecutiva que conseguimos a classificação para os Jogos Pan-Americanos”.

”É um campeonato incrível e esperamos conquistar um resultado especial”, contou Juliana Duque.

Na classe Lightning, após 11 edições, o multicampeão Klaus Bieckarck passa o bastão para Thomas Summer.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo