Z - Z Não marcar 3

Vela brasileira garante vaga na classe ILCA no Pan de Santiago

Equipe brasileira conquistou medalhas no Sul-Americano, realizado em Buenos Aires, na Argentina

A equipe brasileira conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, no Centro Sul-americano 2023 das classes ILCA 4,6 e 7, realizado de 15 a 21 de fevereiro, em Buenos Aires, na Argentina. Com 20 representantes do país, a competição garante vaga nos Jogos Pan-Americanos, na cidade de Santiago, no Chile, que acontecerá entre 20 de outubro e 5 de novembro.

O campeonato regional também serviu para classificar o país para a Sunfish. Com ventos de média e forte intensidades, no Club Universitario de Buenos Aires, Eduardo Zeitone no ILCA 4, Erick Carpes sub-19 do ILCA 6, e Pedro Madureira no sub-21 do ILCA 7 foram os medalhistas de ouro em suas respectivas categorias.

A atleta carioca Gabriella Kidd levou a medalha de prata no feminino e o bronze na classificação geral do ILCA 6. Além das medalhas, Gabriella comemorou a vaga do país nos Jogos Pan-Americanos. O velejador olímpico catarinense Bruno Fontes também confirmou vaga da classe para o Chile. Bruno estava com chances de pódio até a última regata, mas com erros durante o percurso finalizou na sétima colocação do ILCA 7.

“O sul americano de ILCA 6 foi um campeonato de alto nível, principalmente entre as mulheres, foram 4 no top 5. Uma semana de dias longos na água e que fomos capazes de completar 9 regatas das 10 programadas, com bastante disputa. Feliz com o resultado final de conseguir a vaga para o Brasil no Pan, mas feliz também com a velejada da semana. Janeiro foi um mês meio conturbado, e dar a volta por cima nesse campeonato foi muito significativo”, disse Gabriella Kidd, atleta no Pan de Lima 2019.

Foto: CBVela

”O campeonato foi muito legal! Tivemos uma participação muito boa da nova geração da vela brasileira. Busquei contribuir com cada um deles através da minha experiência. O nível foi muito alto nas regatas. Fica a felicidade de ajudar o Brasil a chegar no Pa-Americano”, explicou Bruno Fontes, multicampeão e número dois do ranking.

O elenco brasileiro na Argentina foi composto por Eduardo Zeitone – CNC-RJ, Vicente Campos – CNC-RJ, ️Isabela Scherer – VDS, Samuel de Los Reyes – ICSC, Ana Carolina Roth – VDS, Antônio Machado – VDS, Erick Carpes – VDS, Felipe Lima – CNC-RJ, Frederico Francavilla – YCSA, Gabriela Kidd – ICRJJosé Fraquelli – VDS, Thomas Potthoff – VDS, Antônio Bonito – YCSA, Antônio Rosa – CDJ, Bruno Amaral – EVVV, Bruno Fontes – ICSC,️ Felipe Fraquelli – VDS, Mathias Reimer – YCSA, Pedro Madureira – ICRJ e Philipp Grochtmann – VDS.

O Brasil já está confirmado em outras classes como Lightning, Formula Kite, 49er e IQFoil.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento – SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo