O Brasil segue firme na disputa de várias categorias da Vela com os resultados da quarta-feira, 28. Quem segue com o melhor resultado ainda é Robert Scheidt, na classe Laser, com o quarto lugar após a oitava corrida. Além dele, Jorge Zarif, Marco Grael e as atuais campeãs Martine Grael e Kahena Kunze tiveram bons desempenhos e se aproximaram da sonhada Medal Race, a que define os medalhistas da modalidade.
+AO VIVO: ACOMPANHE SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO NO ENM
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Na classe Nacra 17, Gabriela Nicolino e Samuel Albrecht começaram o dia anotando a oitava posição na primeira marca, mas não conseguiram manter o bom ritmo e oscilaram entre a 11ª e a 9ª posição. Na frente dos brasileiros, também houveram muitas trocas de posição sendo a mais significativa a ascensão da dupla italiana que chegou a marcar a 16º posição na primeira marca, mas contou com muita potência do barco para terminar a corrida quatro no segundo lugar. Na liderança, os britânicos John Grimson e Anna Burnet lideraram de ponta a ponta em toda a corrida.
Se não foi tão bem na classe Nacra 17, o Brasil teve um grande desempenho na 470 masculina. No entanto, o início foi muito abaixo de Henrique Haddad e Bruno Bethlem estiveram durante toda a terceira corrida na parte debaixo cometendo 18 pontos de corrida. Mas a quarta corrida trouxe bons ventos para a dupla, que brigou pela ponta durante toda a regata e acabou na segunda colocação com apenas cinco segundos atrás.
Na RS: X feminina, Patricia Freitas também não conseguiu desempenho satisfatório e começo o dia no 10º lugar na 10ª corrida, mas terminou em 12º ao final das duas últimas etapas antes da Medal Race. A participação feminina ainda teve Fernanda Oliveira e Ana Barbachan na liderança em toda a segunda regata da classe 470, mas caindo para o 10º lugar na quarta corrida.
Um dos maiores velejadores de todos os tempos no Brasil, Robert Scheidt teve mais um desempenho satisfatório na Laser. Apesar de ter começado apenas na 21ª posição da sétima corrida, o veterano terminou a regata em oitavo e caiu para 12º ao final da oitava corrida. Enquanto isso, Matt Wearn, da Austrália, dominou do início ao fim nos dois sprints e vai mantendo o favoritismo.
Fechando o dia, Jorge Zarif começou bem na classe Finn ficando em quinto na quinta regata, mas também caiu na corrida seguinte e viu os adversários ultrapassarem, e deixá-lo apenas na 11ª colocação.
Ao final do dia, as previsões de finais para o Brasil seguem em alta. Na classe 470, Henrique Haddad e Bruno Bethlem estão no nono lugar geral com 38 pontos, Fernando Oliveira e Ana Barbachan seguem em quinto na feminina; Na 49er, Marco Grael e Gabriel Borges estão somente no 16º após não conseguirem terminar as duas ultimas corridas, enquanto Martine Grael e Kahena Kunze seguem em quinto na 49er FX; Jorge Zarif é o 13º na Finn com 62 pontos; Robert Scheidt é o quarto na Laser com 70; Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino estão em 11º na Nacra 17 mista e Patricia Freitas fecha a participação brasileira em 10º lugar com 12 pontos na RS: X feminina.