Verdão virou Seleção: em dia de jogo do Brasil, relembre a Seleção de 1965

Publicado em

FOTO:DIVULGAÇÃO/CBF
— Continua depois da publicidade —

Hoje (09), às 21h30, é dia de ver a amarelinha entrar em campo, contra a Bolívia, para dar início as eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Esse ano, dois jogadores do Clube Alviverde foram convocados, pelo técnico Tite. Weverton para o gol e Gabriel Menino para a lateral direita. Palmeiras, Flamengo e Athético-PR são os únicos clubes brasileiros que tiveram jogadores convocados.

O Verdão, junto com time carioca, mandou dois de seu elenco, enquanto o Athlético, apenas um. O goleiro Weverton já foi confirmado como titular para o jogo de hoje.

Há 55 anos atrás, toda a equipe Palmeirense, de goleiro a centro-avante, titulares e reservas, além de toda a comissão técnica, viraram Brasil no Mineirão.

Publicidade

PALMEIRAS VIROU BRASIL

Em 1965 o Palmeiras era a Seleção Brasileira. O clube alviverde foi inteiro convocado para vestir a camisa verde e amarela e representar a nossa nação, na inauguração do Mineirão, contra o Uruguai. Até o treinador era do Verdão – o argentino Filpo Nuñez, que se tornou o único técnico estrangeiro a comandar a seleção. O jogo terminou em 3 a 0 para o Brasil, com gols de Rinaldo, Tupãzinho e Germano.

O time do Palmeiras da época, conhecido como Primeira Academia, era a grande potência do futebol brasileiro. A convocação para representar a Seleção partiu da antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos), atual CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O Uruguai, adversário do Brasil que perdeu para o time composto pelo Palmeiras, na época, era formado pelo time do Peñarol e, no ano seguinte, seria Campeão da América e Campeão Mundial em cima do Real Madrid.

Dentre os craques da Seleção de 65, temos os ídolos da torcida alviverde: Djalma Santos, bicampeão mundial (58 e 62), o goleiro Valdir de Moraes, o zagueiro Valdemar Carabina, o atacante Julinho Botelho e os meio-campistas Dudu e Ademir da Guia.

ESCALAÇÃO DO PALMEIRAS/BRASIL DE 1965

Valdir de Moraes (Picasso); Djalma Santos, Djalma Dias, Valdemar (Procópio) e Ferrari; Dudu (Zequinha) e Ademir da Guia; Julinho (Germano), Servílio, Tupãzinho (Ademar Pantera) e Rinaldo (Dario).

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile