Automobilismo
Verstappen conquista pole no GP do Japão e começa bem missão ao título
— Continua depois da publicidade —
Nesta madrugada de sábado (8), a Fórmula 1 começou os trabalhos classificatórios no GP do Japão e para alegria da Honda, Max Verstappen conquistou a pole. Com esta primeira posição, o holandês só precisa vencer e anotar a volta mais rápida para ser campeão neste domngo. Leclerc ficou em segundo e Sainz em terceiro.
+ Pierre Gasly é anunciado como novo piloto da Alpine para 2023
Q1
Nos primeiros cinco minutos da primeira sessão apenas carros do meio do grid haviam feito voltas, então Tsunoda e Norris chegaram a liderar o Q1. Porém, com Verstappen na pista essa liderança foi desbancada, o holandês anotou a volta mais rápida do fim de semana, até aquele momento, 1m30s224.
Leclerc, que viveu um pequeno drama pois os mecânicos da Ferrari demoraram para montar seu carro, foi para a pista e anotou o terceiro melhor tempo, Sainz anotou o segundo melhor tempo.
Os eliminados da primeira sessão de classificação foram: Albon (16º), Gasly (17º), Magnussen (18º), Stroll (19º) e Latifi (20º).
Q2
Nesta segunda sessão de treinos classificatórios os destaques ficaram para os carros da Alpine e Red Bull, ambas as equipes dominaram o Q2 e ficaram no top-4. Na última volta de cada carro, Ocon chegou a assumir a primeira posição, porém foi logo superado por Pérez.
Os eliminados da segunda sessão de classificação foram: Ricciardo (11º), Bottas (12º), Tsunoda (13º), Zhou (14º) e Schumacher (15º).
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Q3
Na última sessão de classificação, Leclerc começou liderando, porém foi logo superado por Verstappen, que foi muito constante em todas as sessões. O holandês junto com ótimos tempos também quase protagonizou uma bandeira vermelha no Q3. Voltando para os boxes, Max deu uma deslizada na pista e quase bateu em Norris que passava na pista.
Na sua última tentativa de volta, Leclerc ficou apenas um décimo atrás de Verstappen, 1m29s304, que conquistou sua 18ª pole da carreira e a quinta da temporada.
A Fórmula 1 retorna na madrugada deste domingo (9), às 2h da manhã, para o GP do Japão que pode marcar o bicampeonato de Max Verstappen.