Nesta sexta-feira (6), aconteceram os treinos classificatórios para o GP do Catar e sem nenhuma surpresa Max Verstappen garantiu o primeiro lugar depois de uma classificação bem dominante. O holandês anotou o tempo de 1m23s778 e larga na pole no domingo, atrás do bicampeão ficaram Russell e Hamilton.
Q1
No começo dos trabalhos, Verstappen anotou o tempo mais rápido, mas Alonso foi o responsável por superar o holandês. Na sequência, Leclerc chegou a ser o líder por um breve momento, mas Norris superou o monegasco, porém pela primeira vez no dia o britânico teve sua volta deletada.
Alonso que começou muito bem os trabalhos abriu mais um pouco sua vantagem no topo e foi seguido por um ex-companheiro de equipe, Esteban Ocon. Para encostar no espanhol, Bottas anotou um bom tempo e subiu para segundo.
Os eliminados do Q1 foram Logan Sargeant (16º), Lance Stroll (17º), Liam Lawson (18º), Kevin Magnussen (19º) e Guanyu Zhou (20º).
Q2
O início do Q2 teve Piastri como líder depois de uma boa volta do australiano, porém logo ele foi superado por Verstappen e pelo bom Pierre Gasly. Para colar no bicampeão, George Russell fez um bom tempo e ficou mais próximo do holandês, seu companheiro de equipe, Hamilton seguiu o ritmo e também colou em Verstappen.
Na reta final do Q2, Norris e Piastri anotaram ótimos tempos e passaram na frente de Verstappen, mas no final foi Hamilton quem superou o holandês.
Os eliminados do Q2 foram Yuki Tsunoda (11º), Carlos Sainz (12º), Sergio Pérez (13º), Alex Albon (14º) e Nico Hulkenberg (15º).
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Q3
No início da última parte da classificação, Alonso foi quem anotou o primeiro tempo mais rápido, porém logo foi superado por Lando Norris, mas para azar do britâncio sua volta foi cancelada. Depois de outros pilotos anotarem bons tempos, Verstappen fez questão de chegar com tudo cravando o melhor tempo e ficando meio segundo na frente de Hamilton.
Na reta final, a dupla da McLaren e Russell colaram em Verstappen, mas o holandês conquistou com uma vantagem de quase meio segundo para o piloto da Mercedes. No final do Q3, a direção de prova confirmou que Norris teve mais uma volta deletada, a segunda no Q3, e com isso ele larga na 10ª posição no domingo.
Para completar o azar da McLaren, Oscar Piastri teve confirmado que sua volta foi deletada durante a entrevista para a TV após o desfecho da classificação, com isso o australiano cai para a 6ª posição e Hamilton larga em 3º.
A Fórmula 1 retorna neste sábado com a classificação da Sprint e a corrida Sprint, enquanto no domingo acontece o GP do Catar, às 14h.