Automobilismo

Verstappen domina e vence o GP do Brasil, Norris é segundo e Alonso fecha o pódio após disputa contra Pérez

Foto: Divulgação/Red Bull

Neste domingo (5), aconteceu o GP do Brasil, que contou com o atual tricampeão da Fórmula 1, Max Verstappen, ampliando ainda mais o seu recorde de vitórias em uma temporada. O holandês conquistou a sua vitória número 52 na carreira, e a 17 (de 20 disputadas) nesta temporada. Largando na pole conquistada na sexta, o holandês teve poucas dificuldades e dominou do começo ao fim.

A emoção do GP do Brasil começou antes da largada com o abandono de Charles Leclerc. Na volta de formação, o monegasco sofreu com problemas hidráulicos e bateu sua Ferrari. Na largada, Alexander Albon, da Williams, se envolveu em um incidente com as Haas de Nico Hulkenberg, e Kevin Magnussen. Alex e Magnussem abandonaram.

Após três voltas, a prova foi interrompida por uma bandeira vermelha devido à necessidade de reparos na pista. Na relargada, Verstappen manteve a ponta, e o bicampeão Fernando Alonso, ultrapassou Lewis Hamilton, subindo para o top 3 – o britânico havia ganhado posições na largada anterior.

Pérez, que havia sido prejudicado na qualificação, passou Lance Stroll e seu Aston Martin, para chegar ao sexto lugar, mexicano. Na curva do lago, Lando Norris tentou ultrapassar Verstappen, mas após um erro próprio e perder o DRS, o tricampeão disparou para se manter na liderança.

Na volta 14 de 71, Sergio Pérez ultrapassou George Russell, que tentou defender Lewis Hamilton Com isso, George caiu para sexto, com Sergio em quinto e Lewis em quarto. O heptacampeão e o mexicano continuam na disputa pelo vice. Na volta 18, Sergio ultrapassou Lewis, que foi em sequência aos boxes calçar compostos médios.

Em sequência, o piloto da Red Bull Sergio também fez a mesma troca, mas perdeu sua posição. Logo após aquecer seus pneus, o mexicano ultrapassou Lewis Hamilton. Do outro lado, Stroll ultrapassou Russell e subiu para a décima posição.

Na volta 28, Verstappen e Norris pararam para médios. Mesmo com o pitstop, Max se manteve ponta, seguido por Lando, Alonso e Pérez. Em seguida, George Russell foi ultrapassado por Carlos Sainz, que foi a sétimo com sua Ferrari. No meio do pelotão, Tsunoda passou Bottas para voltar ao top 10.

Na volta 43, Pierre Gasly, francês da Alpine, ultrapassou Russell e subiu para oitavo, atrás de Hamilton e Sainz. Top 5: Verstappen, Norris, Alonso, Pérez e Stroll. Na volta 48, Alonso, Pérez, Hamilton e Gasly pararam para colocar compostos macios. Pierre e sua Alpine ultrapassaram Lewis e sua Mercedes em sequência.

Ao final da corrida, Verstappen foi para seu segundo pit stop e colocou compostos médios na volta 57. Russell abandonou a corrida na volta seguinte. Norris seguiu o mesmo movimento do holandês na sequência. Pérez que estava em busca do pódio, foi para o ataque total sobre Alonso na últimas voltas, mas foi ultrapassado novamente pelo espanhol. Ambos atravessaram a linha de chegada juntos, mas o espanhol prevaleceu por 0.053s.

A Fórmula 1 retorna nos dias 17, 18 e 19 de novembro com o Grande Prêmio de Las Vegas, no Circuito Urbano de Las Vegas.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo