O holandês Max Verstappen consegue seu tricampeonato de maneira consecutiva uma corrida após o titulo de construtores da Redbull e se torna o segundo mais jovem a alcançar essa marca.
Em uma temporada irredutível, sem erros e amplamente controlada, o Super Max conquista merecidamente o seu terceiro titulo, com cinco provas de antecedência, em uma corrida bastante movimentada, com muitos safety car’s e disputa de posição até a ultima volta.
O holandês se junta a nomes como Jackie Stewart, Niki Lauda, Ayrton Senna e Jack Brabham no seleto grupo de tricampeões mundiais.
Soberano na Sprint, Oscar Piastri venceu sua primeira corrida na Formula 1, mesmo que de maneira extra-oficial, o australiano sensação bateu seu companheiro de equipe e mostra uma notável evolução na reta final de temporada.
Com as atualizações de carros para ambos pilotos, Norris começa a ser incomodado por Piastri, que já deixa de cometer os erros de principiante e já anda em nível próximo ao do britânico, conseguindo pole e vitória hoje. Quem está satisfeito é Zack Brown, que contará com dois pilotos de elite para a próxima temporada.
A Mercedes fez uma corrida muito boa com seus pilotos hoje, onde Hamilton com uma pilotagem consciente, conservando bem os pneus e se aproveitando dos safety car’s ganhou sete posições e terminou na quinta colocação. George Russell por sua vez espantou o fantasma de Singapura e assegurou um bom quarto lugar.
Sérgio Peréz em mais um final de semana de horror, rodou na reta final da prova e continua gerando desconfiança nos seus chefes. Se no inicio do ano muitas pessoas o cotavam como um postulante a desbancar Verstappen, hoje fazem especulações de quem assumirá sua vaga na RBR em 2025.
A Ferrari perdeu mais uma chance de pódio e desperdiçou pontos preciosos na briga pelo vice-campeonato. O duelo interno entre Charles e Sainz se acirra e por erros estratégicos a equipe de Maranello deixa pontos importantes pelo caminho, observa a Mercedes abrir vantagem e estaciona na terceira colocação.
Alexander Albon, talvez um dos pilotos que mais extraí de seu carro nessa temporada somou mais um pontinho na briga da “parte debaixo” do campeonato de construtores. O ponto solitário de hoje aumenta a goleada em cima do companheiro Logan Sargeant e distancia a Williams da Haas no duelo do sétimo posto.
Abaixo a classificação completa da Sprint: