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Verstappen reclama de punições recebidas no Gp da Arábia Saudita

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Foto: Divulgação/Max Verstappen
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Além de perder a oportunidade de conquistar o título dessa temporada de maneira antecipada no último domingo no GP de Jeddah na Arábia Saudita, Max Verstappen viu seu rival Lewis Hamilton vencer a terceira corrida seguida, enquanto o piloto da RBR teve que lidar com algumas punições que, por menos de um segundo, não fez o holandês perder o segundo lugar. Depois da prova, nas entrevistas pós corrida Verstappen não escondeu sua irritação.

– Felizmente os fãs têm uma mente clara sobre as corridas, porque o que aconteceu hoje é inacreditável. Estou apenas tentando competir, mas esse esporte hoje em dia é mais sobre punições do que corrida. Para mim, isso não é a Fórmula 1, mas pelo menos os fãs gostaram – disparou Verstappen.

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O primeiro encontro entre os rivais se deu na primeira relargada da corrida, quando Verstappen ultrapassou Hamilton pela parte de fora da pista para alcançar a liderança que havia perdido para o britânico, por causa desse incidente o holandês precisou largar do terceiro lugar na segunda relargada da corrida.

O segundo encontro, que valeu uma punição de 5s para o piloto da RBR, foi na reta final da corrida, na volta 37: Hamilton que vinha pelo lado de fora, colocou o carro lado a lado com Verstappen, que novamente não cedeu. Atitude do holandês que resultou nos dois indo para fora da pista e também houve um leve dano na asa do britânico.

+ FIA decide punir Max Verstappen em acidente com Lewis Hamilton

O terceiro encontro, pelo qual Verstappen foi responsabilizado e punido com 10s no tempo final de prova, que quase custou o holandês o segundo lugar, e dois pontos na superlicença, foi na última curva da pista, na volta 38, Hamilton acertou o rival por trás quando o piloto da RBR desacelerou após receber ordens para deixar o piloto da Mercedes passar.

Verstappen descumpriu o Artigo 2 do Capítulo IV, Apêndice L, do Código Esportivo da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), que condena provocar uma colisão, repetir erros graves ou falta de controle do carro. O trecho também reforça ser proibido que o piloto ande desnecessariamente devagar na pista ou de modo errático e que venha oferecer perigo a outros.

– Eu diminuí a velocidade. Queria deixá-lo passar, estava do lado direito, mas ele não quis ultrapassar e nos tocamos – explicou o holandês.

Porém não é de hoje que as punições recebidas para os dois pilotos têm tomado o holofote da batalha pelo título dessa temporada. No GP de Interlargos, Verstappen na curva quatro espalhou o carro sobre Hamilton para se defender da ultrapassagem do heptacampeão, porém nessa oportunidade o holandês passou ileso de uma punição. O que levou a Mercedes a solicitar à FIA a revisão do veredito dos comissários, mas o pedido foi declinado.

Max Verstappen e Lewis Hamilton disputam a liderança no GP de São Paulo na volta 48 – Foto: XFB Images

No GP do Catar, Verstappen perdeu cinco posições de largada no domingo por não desacelerar quando Gasly teve um problema no pneu e forçou bandeira amarela na classificação da etapa, incidente que não deixou o chefe da RBR, Christian Horner, nada feliz, Horner chamou o fiscal responsável pela sinalização de “desonesto”, o que acabou em uma investigação que resultou em uma reprimenda pelo comentário.

Com a vitória do britânico, o campeonato está empatado agora, com os dois pilotos com 369,5 pontos. Mesmo vendo seu rival vencer a terceira corrida seguida, Max refletiu sobre o resultado:

– Dei tudo de mim hoje, mas claramente não fui rápido o suficiente. Mas ainda assim, feliz com o segundo lugar. Muitas coisas aconteceram, com as quais não concordo totalmente, mas é o que é. Quer dizer, pelo menos eu tentei.

A Fórmula estará de volta no próximo domingo (12), com a última prova do ano no GP de Abu Dhabi.

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