Neste sábado (19), aconteceram os treinos classificatórios para a corrida de Abu Dhabi que infelizmente marca o fim da temporada da F1. Para este último GP, Max Verstappen larga em primeiro, Perez em segundo e Leclerc em terceiro.
+ Fórmula 1 anuncia estreia de categoria 100% feminina para 2023
Q1
No primeiro terço da sessão apenas os carros do fundo grid saíram para anotar voltas e entre eles Tsunoda foi o mais veloz. Minutos depois, os melhores carros foram para a pista e as duas Red Bull dominaram, com Verstappen, em primeiro, e Perez, em segundo.
Na reta final, Vettel, que se aposenta neste domingo, fez um ótimo tempo e saltou para a 6ª posição atrás das duas Ferraris, Red Bulls e Norris.
Os eliminados do Q1 foram Magnussen (16º), Gasly (17º), Bottas (18º), Albon (19º) e Latifi (20º).
Q2
Nos primeiros minutos de Q2, a Mercedes optou por soltar seus carros antes para não pegar trânsito no final, com isso Russell anotou o melhor tempo. Depois dos carros da equipe alemã, Vettel e Ocon fizeram ótimas voltas e entraram no top-4.
Depois disso as duas Red Bulls chegaram para roubar a cena, tanto Verstappen quanto Perez fizeram voltas a baixo de 1m25s, o mexicano anotou a melhor volta. Para se juntar aos carros da equipe austríaca, Hamilton e Russell também viraram a baixo de 1m25s, com isso o top-4 tinha Pérez, Hamilton, Verstappen e Russell.
Para a sua última corrida da carreira, Vettel ficou com o oitavo melhor tempo e foi para o Q3. Ricciardo, que também não pilotará em 2023, ficou na nona posição e também foi para o Q3.
Os eliminados do Q2 foram Alonso (11º), Tsunoda (12º), Schumacher (13º), Stroll (14º) e Zhou (15º).
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Q3
Na primeira metade do Q3 as três melhores equipes fizeram ótimas voltas, porém para superar os outros cinco pilotos, Verstappen fez mágica e anotou o melhor tempo do final de semana, com 1m23s988.
Na reta final os pilotos foram para pista tentar melhorar seu tempo, porém ninguém roubou a pole de Verstappen, o holandês anotou 1m23s894.
A Fórmula 1 retorna neste domingo (20), às 10h, para a última corrida de 2022.