Lutas

Vicente Luque revela lesão cerebral que quase o fez se aposentar

Vicente Luque (Foto: Divulgação/Instagram Oficial UFC)

Lutador do UFC sofreu lesão resultante de nocaute sofrido em 2020 e teve sua carreira em xeque

Divulgação/Instagram Oficial UFC

Os perigos do MMA para seus praticantes são muitos, com a possibilidade de lesões e danos permanentes ao cérebro sendo problemas dos mais preocupantes para os lutadores. E Vicente Luque experimentou isto recentemente ao ver sua carreira quase se encerrar por conta de tal situação.

O brasileiro relatou em entrevista ao site MMAJunkie um drama que passou com o nocaute que sofreu em 2022 na luta contra Geoff Neal, que acabou gerando um momento que, por pouco, não lhe trouxe riscos de morte por conta de uma lesão no cérebro decorrente do lance.

Naquela luta, a primeira derrota por nocaute de Luque na carreira, o lutador teve uma hemorragia cerebral diagnosticada, mas admitiu naquele momento não ter ligado muito para tal situação, ao que esta seria apenas mais um problema usual de lutadores das artes marciais mistas.

– Quando fui ao hospital e me revelaram o diagnóstico… não sou cara de me assustar fácil e não me assustei. Achei que tudo ficaria bem. Eu estava bem, tinha um pouco de dor de cabeça e ficava meio tonto quando ficava em pé. Mas eu conseguia falar com a minha esposa, minha família, então achava que estava bem – disse Luque.

– Uns três ou quatro dias depois, fui ao médico e disse para observar a minha recuperação para ver se eu poderia lutar de novo. E eu perguntei ‘como?’ ‘Se’ eu poderia lutar de novo? Mas eu estava bem. E o médico me disse que queriam observar e, que se não permitisse aquilo curar, a hemorragia voltaria – completou o lutador brasileiro.

Foi neste contato que Vicente Luque finalmente percebeu a seriedade do problema e como este poderia até mesmo lhe trazer riscos de que não apenas ter que parar de lutar e de prover o sustento de sua família, mas também possíveis danos até fatais. Foram dois meses longe de qualquer tipo de atividade no qual se agarrou á fé para pode manter-se focado.

– É por isso que sempre falo sobre Deus. Era o plano dele para eu passasse por isso e me mostrar o caminho. Foi difícil passar por isso, mas mantive focado e com o pensamento positivo. Acho que isso vai me fazer um lutador muito melhor e mais perigoso – comentou o brasileiro.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramKoo e TikTok.

Felizmente, Luque se recuperou e o brasileiro voltou a lutar já em agosto de 2023, em vitória sobre Rafael do Anjos. E tem agora, em dezembro, outra luta marcada, esta contra Ian Machado Garry. na qual espera de novo mostrar que tal problema não irá o impedir de sonhar com o cinturão

– Agora, vamos fazer o Vicente 3.0, que não será apenas um lutador bom na trocação e indo para a frente, como já sou, mas também alguém que consegue lutar recuando, levar a luta para o chão e conseguir o grappling for cinco rounds. Poderei fazer de tudo – declarou.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo