Atlético-MG

#VidasNegrasImportam: Atlético entra em corrente contra o racismo

Foto: Bruno Cantini/ Atlético

O Atlético se posicionou na tarde desta segunda-feira sobre a onda de protestos anti-racistas que tomou o mundo depois que um homem negro foi assassinado por um policial branco, em Minneapolis, nos Estados Unidos, no dia 25 de maio.

Nas postagens feitas no Twitter, o time escreveu: “Seja em campo ou na arquibancada, o povo preto é parte da essência do #Galo! Ubaldo, Dario e Ronaldinho Gaúcho são alguns dos negros que ocupam a nossa galeria de ídolos.”

Em outro post o clube ressaltou: “Como o preto que marca nossas cores, o povo negro é parte inseparável da nossa identidade, dentro e fora de campo!”. A hashtag Vidas Negras Importam, símbolo do movimento, também foi usada pelo clube.

As postagens fazem parte de uma corrente entre os times brasileiros contra o racismo. O Atlético foi desafiado pelo Flamengo e pelo Vasco. A equipe mineira convidou o Botafogo, o Liverpool, o Coritiba, o Internacional, o Santos e o Sport a participarem da corrente.

O caso

Os protestos começaram após a divulgação do vídeo que mostra George Floyd, que tinha 40 anos, sendo imobilizado por um policial branco com o joelho em seu pescoço. A vítima chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu.

No vídeo, é possível ver que George diz várias vezes que não consegue respirar. Segundo a policia local, ele foi detido por supostamente usar notas falsas em um mercado.

Vários protestos tomaram os EUA desde então e o último domingo (31) ficou marcado por inúmeros protestos pelo mundo. Torcedores de diversos clubes do Brasil foram às ruas protestar contra o racismo e em prol da democracia.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Flamengo apoia movimento antirracista: 'Ficar em silêncio é estar ao lado do opressor' - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo