Vasco

Virada de chave do Ituano na Série B teve efetivação de interino e ótima campanha como mandante

Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Quando acabou o primeiro turno da Série B, provavelmente ninguém imaginava que o Ituano chegaria na última rodada brigando pelo acesso em um confronto direto com o Vasco. Hoje na quinta colocação, e podendo garantir a vaga na Série A em caso de vitória sobre o Cruz-Maltino, às 18h30, no Novelli Júnior, o Galo de Itu terminou a primeira parte da competição perto da zona de rebaixamento, enquanto o Cruz-Maltino era o vice-líder, com sete pontos de vantagem sobre os times fora do G-4. Mas muita coisa mudou desde então.

+ Vasco deve ter retorno de atacante e improvisação na lateral para confronto decisivo com o Ituano

+ Ituano x Vasco: prováveis escalações, arbitragem, onde assistir, palpites e odds

Enquanto o aproveitamento do Vasco despencou no segundo turno, o Ituano conseguiu uma arrancada impressionante. A diferença entre os times era de 15 pontos e, agora, é de apenas dois. Assim, as equipes chegam neste domingo para o duelo decisivo em momentos opostos, mesmo o Cruz-Maltino tendo a vantagem do empate para ficar com a vaga.

Pelo lado do Ituano, um dos principais fatores para esta mudança foi a chegada do técnico Carlos Pimentel. Primeiro como interino e depois efetivado, ele tem 20 jogos no comando do Galo de Itu, com 11 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. Além de todo o returno, ele comandou o time nas duas últimas partidas do primeiro turno, incluindo o empate em 1 a 1 com o Vasco, em São Januário.

Com este desempenho, o Ituano tem a melhor campanha do returno, com 37 pontos conquistados e um aproveitamento de 68,5%. O “fator casa” também tem sido importante. A última derrota no Novelli Júnior aconteceu no começo de julho, para o Criciúma, pela 16ª rodada da Série B. Desde então, foram oito vitórias e três empates.

– A virada de chave é conhecer com profundidade o elenco que você tem na mão. Saber as possibilidades que você pode exercer. Ser verdadeiro. Não prometer o que você não pode cumprir. É gente cuidando de gente. Este quinteto de vertentes eu nunca abandonei. Eles precisavam de encorajamento. Precisavam de uma outra proposta de jogo. Um jogo mais ofensivo. De uma gestão mais compartilhada. O jogo é do jogador. Não é do treinador. Nós fomos muito felizes e eles acreditaram. Os resultados vieram e por isso estamos numa situação privilegiada – afirmou o técnico Carlos Pimentel em recente entrevista ao site do clube.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

Já no Vasco a situação é diferente. Mesmo seguindo no G-4 da Série B durante todo o returno, o time chega justamente na última rodada podendo ficar fora do grupo dos quatro times que sobem para a Série A. Se no primeiro turno o Cruz-Maltino chegou a sonhar com uma briga por título, o desempenho da segunda parte da competição mudou esse pensamento. No returno, o Gigante da Colina é apenas o 12º colocado, com 24 pontos e 44,4% de aproveitamento.

Assim, o Vasco chega neste domingo na quarta colocação da Série B, com 59 pontos, e precisa de ao menos um empate para garantir a vaga na Série A. Já o Ituano, é o quinto, com 57, e precisa vencer a partida para subir.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo