Atlético-MG

Virtual eliminação do Atlético no Campeonato Mineiro é fruto de crise iniciada em 2024

CT do Atlético-MG. (Foto: Pedro Souza / Atlético)

Galo precisa de extensa combinação de resultados para evitar vexame histórico

Foto: Pedro Souza / Atlético

A situação do Atlético-MG no Campeonato Mineiro 2025 é extremamente deliciada. O maior vencedor do torneio está à beira de uma eliminação precoce, depois de vencer apenas duas das seis partidas na primeira fase. O próximo compromisso do Galo é contra o rival Cruzeiro, neste domingo (09/02), em duelo que pode confirmar a saída do alvinegro. Para sobreviver e chegar à semifinal, a equipe de Cuca precisa vencer o duelo no Mineirão, bater o Itabirito na última rodada, e ainda torcer por uma grande combinação de resultados.

+ Cuello saiu lesionado contra o Athletic

A campanha do Atlético no estadual começou com três empates. Atuando com o elenco sub-20, o Galo não teve capacidade de triunfar em nenhum dos testes, indicativo de que o clube teria um desafio extra no Campeonato Mineiro. Além disso, as atuações da equipe da base atestaram o prognóstico arquitetado nos últimos anos, nos quais o Atlético vem acumulando eliminações precoces na Copinha e fazendo campanhas coadjuvantes no Brasileirão e Copa do Brasil da categoria. O desempenho de 2025 é um reflexo e uma consequência da falta de investimentos na base atleticana.

O elenco profissional entrou em ação para disputar a FC Series nos Estados Unidos. O Galo não balançou as redes contra Cruzeiro e Orlando City, e ainda foi derrotado nos pênaltis pelos donos da casa. No estadual, passa por muitas dificuldades para ser efetivo no campo de ataque e marcou apenas dois gols. Por outro lado, conta com uma solidez defensiva que vem agradando a comissão técnica.

A virtual eliminação do Atlético-MG no estadual indica que o planejamento foi completamente equivocado. A decisão de utilizar uma categoria de base, que não rende frutos contra times da categoria, nos compromissos do time principal, prejudicou as chances do Atlético no Campeonato Mineiro. O elenco profissional, por sua vez, vem apresentando um nível técnico extremamente baixo e vai precisar melhorar muito para buscar vaga na semifinal do Mineiro.

Depois de ter visto o Galo terminar 2024 se salvando do rebaixamento no segundo tempo da última rodada do Campeonato Mineiro, a SAF e a diretoria pouco fizeram para mudar os rumos para 2025. A lista de jogadores que deixaram o clube é extensa e liderada por Paulinho. O elenco ficou defasado e isso foi comprovado no início da atual temporada. A dívida, tão prejudicial para o Atlético e que limita os investimentos dos donos, cresceu e supera os 1.4 bilhões de reais.

Fica claro que o momento atleticano no torneio estadual não é obra do acaso. Um excessivo número de erros fizeram com que o Galo estivesse, na véspera de um confronto contra o Cruzeiro, perto também de confirmar a primeira vez que o clube não chega à semifinal do Campeonato Mineiro em 28 anos. Outra estatística negativa que está prestes a ser alcançada é a ausência do Atlético na final, o que não acontece desde 2006. Assim, o que resta para o clube é fazer o dever de casa, vencer as duas partidas da primeira fase do estadual de 2025, e torcer para estar na semifinal.

Na óptica da SAF fica o potencial vexame de ser eliminado no Mineiro e a necessidade, já previsível, de reforçar o elenco para não lutar contra a queda no Brasileirão. O grupo de donos do Atlético-MG fez diversas promessas quando passou a tomar conta do clube e, desde então, não justificou nem minimamente que a decisão de transformar o Galo em clube-empresa foi acertada. Agora, Rubens Menin e sua trupe deveriam correr contra o tempo para concertar os graves equívocos de planejamento para a temporada 2025.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo