O gol marcado por Rezende na última quarta-feira, aos 46 minutos do segundo tempo, garantiu não só o triunfo Tricolor sobre o Atlético de Alagoinhas como também a liderança do Campeonato Baiano. Essa foi a segunda bola na rede do volante artilheiro, que vive grande fase no Bahia em 2023.
Primeiramente, Rezende é um jogador de contenção e tem como principal característica marcar e desarmar os rivais para gerar jogadas de transição ofensiva. Porém, além disso, o camisa 5 vem ganhando protagonismo no ataque, pisando mais na área e se transformando em mais uma opção na finalização das jogadas. Essa evolução pode ser notada em seus gols contra Juazeirense e Atlético, afinal ambos aconteceram quando o volante estava muito próximo à área.
Outra característica comum nos gols foi a categoria. No primeiro, na estreia, Rezende aproveitou uma bola mal afastada, dominou no peito, invadiu a área e chutou de pé direito no cantinho, sem dar chances ao goleiro. Já o segundo teve todo um DNA de artilheiro, com direito a pivô para conter o zagueiro, calma para arrumar o chute e precisão para estufar as redes de pé esquerdo. Um golaço que seria aplaudido por grandes centroavantes.
Artilheiro improvável
Rezende é agora um dos artilheiros do Bahia na temporada com 2 gols. Ele divide o posto de goleador do Esquadrão com Ricardo Goulart e Biel, que assim como ele já marcaram duas vezes cada em 2 dos 3 jogos do Tricolor até aqui. O número já é superior ao da temporada 2022, quando o volante marcou apenas em uma oportunidade, no 2 a 0 contra o Brusque, pela Série B.
Dedo do técnico
O posicionamento mais ofensivo e a fase artilheira de Rezende são evidências da maneira como o técnico Renato Paiva monta o esquema tático do Bahia, que dá aos homens de meio campo, em especial aos volantes, uma maior liberdade. O próprio volante já reconheceu isso em entrevista concedida na última semana.
“Ele (Renato Paiva) dá muita liberdade para todos os jogadores. Então acho que isso é diferencial”, disse o camisa 5. Naquela mesma entrevista, parecendo prever que a boa fase seguiria firme, Rezende ressaltou que seu compromisso é seguir os conselhos de Paiva e melhorar como jogador.
“Eu estou trabalhando, tentando entender aos poucos as ideias do mister. Procuro evoluir sempre”, Finalizou Rezende.
Hora de virar a chave
Com três vitórias em três jogos pelo estadual, o Bahia lidera o campeonato com 9 pontos. Situação que deixa o time mais confiante para poder se preparar para o próximo jogo, onde irá virar a chave do Baiano e focar na estreia da Copa do Nordeste contra o Sampaio Corrêa, no próximo domingo (22), às 19h, no Castelão, em São Luís.