O volante Ronald, do Grêmio, tem conseguido se destacar pela Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano da categoria, que está sendo disputado na Colômbia. Presente nos quatro jogos da primeira fase, o jovem de 19 anos foi titular e capitão no último jogo da primeira fase do torneio, na vitória de virada por 2 a 1 diante do Paraguai.
Além de carregar a braçadeira, foi de Ronald o gol que decretou a vitória para a Seleção e o primeiro lugar no Grupo A da competição. Foram três vitórias e um empate para a Amarelinha, terminando dois pontos na frente da Colômbia, segunda colocada.
Com o tento no último jogo, Ronald fecha a primeira fase do Sul-Americano Sub-20 em alta. Até o momento, o volante errou apenas quatro dos 65 passes que tentou (aproveitamento de 93.4%), acertou seis de sete passes tentados para o terço final do campo, recuperou 13 bolas, sendo seis no campo de ataque, somou seis alívios e cinco interceptações.
Mesmo não sendo titular, Ronald é um dos homens de confiança do treinador Ramon Menezes. No torneio amistoso disputado em setembro de 2022, foi um dos destaques da Seleção, inclusive marcando um gol, na vitória por 1 a 0 diante do Uzbequistão. Antes do início do Sul-Americano, o comandante chegou a elogiar o volante.
– O Ronald foi convocado para uma preparação no Uruguai e teve uma performance muito boa. Por isso, ele voltou agora. Ele tem boa qualidade técnica, bom defensivamente. É alto, forte, de bom chute de fora da área, que ajuda na bola parada ofensiva e defensiva – disse Ramon Menezes.
Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
A Seleção agora volta a campo no hexagonal final, quando todos os times se enfrentam e os quatro melhores asseguram uma vaga no Mundial Sub-20, além dos três primeiros também garantirem vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A equipe que mais pontuar no hexagonal fica com o título do Sul-Americano.
Além de Brasil, Colômbia e Paraguai, o Uruguai, do Grupo B, também já está no hexagonal final. As outras duas seleções serão definidas após a rodada da noite deste sábado (28). Equador, Chile e Venezuela disputam as vagas finais.