Com uma vitória por 2 a 0 diante do Uruguai na noite do último domingo (12), o Brasil sagrou-se campeão do Sul-Americano Sub-20 pela primeira vez desde 2011. No geral, foi o 12º título da Seleção, principal vencedora do torneio. A conquista veio de forma invicta, com sete vitórias e dois empates, além de ter o melhor ataque (19) e a melhor defesa (4). No hexagonal final, a baliza brasileira foi vazada apenas uma vez.
+ Grêmio vence o Avenida em partida com expulsões e segue 100% no Gauchão
Além do título, o Brasil também garantiu uma vaga no Mundial da categoria, que será disputado em maio deste ano, na Indonésia. A Seleção voltará a disputar o torneio após ficar de fora das duas últimas edições (2017 e 2019).
Formado nas categorias de base do Grêmio, o volante Ronald foi um dos bons nomes do Brasil. Mesmo sendo reserva, atuou em todos os jogos e marcou dois gols, ambos diante do Paraguai, sendo um no último jogo da primeira fase, quando foi titular e capitão, e o outro foi no confronto do hexagonal, a vitória que garantiu a Seleção no Mundial da categoria.
Além dos gols, Ronald também se destacou na construção das jogadas e no controle da partida enquanto esteve em campo. Com um aproveitamento de 92.21% nos passes, o jovem teve o melhor índice no quesito em toda a competição entre os jogadores de linha que fizeram ao menos dois jogos.
As boas atuações do volante reacenderam o interesse do futebol europeu. Em setembro de 2022, durante o quadrangular de Punta Del Este, times espanhóis já haviam sondado a situação de Ronald e, durante o Sul-Americano, além dos times da Espanha, equipes da Itália e da Inglaterra, também sondaram o staff do atleta e monitoram mais de perto sua situação.
Para saber tudo sobre a Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Com contrato válido até o final de 2025 e uma multa estipulada em 80 milhões de Euros, Ronald inda tem seu futuro incerto no Grêmio, já que quando embarcou com a Seleção, não sabia se seria utilizado no sub-20 ou se seria promovido ao elenco profissional.